Anúncio Publicitário

Inaugurado no Japão o primeiro “cat cafe” habitado por uma capivara!

Você já ouviu falar de um negócio chamado cat cafe? É um conceito muito interessante (que deveria ser mais popular aqui no Brasil) que consiste em um bar ou cafeteria onde clientes ficam cercados por gatos durante sua estadia, podendo interagir com eles da forma que quiserem.

No Japão, onde há centenas de locais como esses, temos inúmeras variações que vão desde decorações inspiradas na Era Edo, prateleiras lotadas de mangá ou até mesmo spas decorados como antigas casas de banho. O site SoraNews24, no entanto, revelou hoje mesmo o advento de uma revolução no conceito: um cat cafe onde você pode curtir a companhia de uma capivara!

cat cafe

Chamado Capy Neko Cafe, o espaço recém-inaugurado no distrito de Kichijoji em Tóquio permite que clientes brinquem à vontade com diversos gatinhos, não muito diferente dos demais estabelecimentos do gênero. A estrela da vez, no entanto, é uma dócil capivara chamada Tawashi (cujo nome pode ser traduzido para “escova de esfregar”, em homenagem à cor de sua pelagem).

Capivaras são os maiores roedores do mundo, nativos da América do Sul porém muito amados no Japão. Embora capivaras geralmente sejam um pouco ariscas e mantidas em zoológicos, a amigável Tawashi gosta de comer e cochilar no sofá enquanto é cercada por gatos e humanos.

Como funciona um cat cafe?

A popularidade dos cat cafes no Japão se deve principalmente a dois fatores: uma grande maioria dos cidadãos nos grandes centros urbanos vive em apartamentos onde animais de estimação são proibidos, e os felinos são considerados excelentes companhias anti-estresse.

cat cafe

Claro que os cat cafes devem seguir regras bastante rígidas de modo a promover o bem-estar dos animais que vivem por lá: além de ser obrigatório aos clientes deixarem seus pertences e lavarem as mãos na entrada de modo a manter a higiene do local, os animais devem ter seu espaço pessoal preservado. Os gatos não podem ser tocados a menos que eles se aproximem do cliente por livre e espontânea vontade, e têm um espaço próprio para dormir sem que os humanos os incomodem (vide a imagem acima).

Os bichanos que moram nesses estabelecimentos são geralmente animais resgatados que aguardam adoção, e o Capy Neko Cafe não foge à regra. A equipe que trabalha lá inclusive relatou ao SoraNews24 que espera que, através da convivência, algum cliente possa formar um vínculo com um dos gatinhos e adotá-lo permanentemente.

Se você, meu caro leitor, estiver no Japão e tiver algum interesse em passar um tempo em companhia de uma capivara, eis aqui todas as informações disponibilizadas pelo SoraNews24 sobre o local:

Capy Neko Cafe / カピねこカフェ
Endereço: Tokyo-to, Musashino-shi, Kichijoji Minami-cho 1-5-10 PLATANO 2F
東京都武蔵野市吉祥寺南町1-5-10 PLATANO 2階
Aberto do meio-dia às 6 da tarde (horário local)
Fecha às quartas.

Uma reserva de uma hora para adultos custa 2.200 ienes, com extensões de trinta minutos disponíveis por 1.100 ienes cada.