Anúncio Publicitário

Ameaça Profunda – Um claustrofóbico horror tentando explorar o medo do desconhecido | Review

Ameaça Profunda é intenso e claustrofóbico. Direto ao ponto, assim como sua abertura.

Logo de início somos arremessados em um estado de desespero, sem enrolação ou muito tempo para respirar, situações difíceis e críticas já começam a ser exploradas a partir de seu início.

Logo depois somos apresentados a cada personagem, dos quais vão sendo desenvolvidos durante a quase impossível missão de sair vivos do enorme bunker submarino do quão estavam trabalhando. O longa nos bota em uma atmosfera de sobrevivência e logo após vai expandindo com o suspense sendo guiado até o horror, logo depois todos esses gêneros se mesclam em uma atmosfera sufocante e aterrorizante.

Ameaça Profunda

A trama de Ameaça Profunda foca em seus personagens, que são apresentados sem muita informação, apenas sobre suas personalidades, e em meio ao decorrer da trama, cada um vai sendo desenvolvido até com pequenas sutilezas, o suficiente para simpatizar com eles e torcer por suas vidas, o que nos aproxima dos personagens de maneira positiva para o suspense poder acontecer.

Kristen Stewart estrela o longa e está condinzente com seu papel, quase que sendo ela mesma, onde é uma personagem não tão aprofundada assim com um rosto preocupado, alguns personagens mesmo sendo secundários tem mais profundidade que a protagonista. Isso no fim não é algo que nos tire da trama, a personagem de Kristen mesmo não sendo a mais densa, ainda é sim passível de simpatizar, e o que temos é o necessário para que toda atmosfera e trama do filme funcione, nada mais, nada menos.

Kristen Stewart

Temos personagens até com um certo alívio cômico, que é o papel de T.J Miller onde nos entrega um personagem estranhamente fofo, e que feizmente não nos tira da atmosfera séria da trama.

Enquanto acompanhamos os personagens tentando sobreviver, temos uma atmosfera de ficção científica que remete um tanto ao famoso “Alien” e uma interessante exploração do famoso “Medo do Desconhecido“, que foi consagrado no gênero do horror pelo escritor H.P Lovecraft com seus contos.

Como eu disse, temos essa atmosfera de sobrevivência e urgência a quase todo momento, mas que vai sendo elevada um horror até certo ponto fantasioso. Cenas claustrofóbicas dentro de escombros e sequências em primeira pessoa nos mostrando a vasta escuridão das profundezas onde os personagens caminham, são exemplos de idéias que funcionam pois são bem executadas, além de ser um sufoco à mais aos claustrofóbicos ou a quem tem medo de oceanos.

Ameaça Profunda

Cenas mais rápidas e intensas são bem movimentadas, como em ataques subaquáticos ou em fugas dentro de bunkers, geralmente é usado a técnica da câmera que balança, mas em um ritmo que não nos faz perder o que o diretor quer que vejamos, nos deixando tensos e apreensivos em tais situações.

Explorando essas diversas situações intensas, o filme nos transmite muito bem o sufoco dos quais os personagens estão submetidos, e as vezes nos fazendo ficar na ponta da cadeira. O longa em certos momentos tenta subverter as expectativas, o que acontece poucas vezes, sendo assim alguns sustos podem acontecer, mesmo sendo coesos, acabam caindo em um certo clichê que pode desagradar boa parte do público.

Ameaça Profunda trabalha muito com o CGI, nos trajes dos personagens, nas criaturas submarinas que os rondam, em maior parte do ambiente aquático, e tudo sempre parece muito orgânico. Criaturas e ambientes bem palpáveis e complexos. Pode acontecer um estranhamento ao ficar reparando no rosto dos personagens dentro de seus trajes aquáticos, o que pode vir a ser apenas uma frescura minha desde a cabeça flutuante do Stark em Guerra Civil.

O longa tem deslizes no roteiro para chegar ao terceiro ato, pois parece que não sabiam muito o que fazer com os personagens após um certo acontecimento, o que faz as próximas sequências ficarem sem muito propósito. Mas logo depois tudo volta aos trilhos nos entregando uma revelação e conclusão bem satisfatórias de se assistir.

No fim, Ameaça Profunda é um sufocante suspense de ficção científica que vez nos faz ficar na ponta da cadeira, e vez pode ser previsível, mas que entrega toda sua proposta em uma medida agradável, nem demais e nem de menos, o suficiente para ser uma experiência satisfatória.

⭐⭐⭐

Bom

Confira outras análises de filmes, séries e animes no nosso site.