Anúncio Publicitário

Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo – Uma divertida sátira de natal para assistir em família | Review

O novo especial de Natal da equipe Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo , dirigido por Rodrigo Van Der Put, não foi lançado pelo YouTube como tradicionalmente, agora o média-metragem foi lançado no serviço de streaming Netflix.

Acho importante deixar claro que o título é irônico, tirando pela parte de ser divertido.

Em A Primeira Tentação de Cristo, Jesus está completando seus 30 anos e voltando para casa após ficar 40 dias no deserto, enquanto sua família o espera para dar a notícia de que ele não é filho de José, e sim de Deus, Jesus tem que lidar com questões de descobrimento pessoal e decidir seu futuro.

O média-metragem é uma clara sátira, e ele não tenta ser mais do que isso. Seus personagens são bobos e geralmente estabanados, muitos são caricatos do seu próprio jeito. É essa caricatura que constrói a personalidade de cada personagem, pois nenhum é aprofundado com densidade, Jesus que é interpretado por Gregório Duvivier é o único que tem um desenvolvimento com densidade na trama, por assim dizer.

A obra não tem nenhum comprometimento com personagens sólidos ou afins, é puramente uma sátira, e como eu costumo dizer, comédia é relativa. A sátira parte não só de piadas bobas e fáceis mas também de críticas ácidas em cima de tudo que a obra se baseia. Tendo isso tudo em mãos, podemos concluir se o humor funciona ou não. E aqui posso afirmar que sim.

Os personagens são releituras  bíblicas bidimensionais para servirem de sátira, muitos deles tem todas suas características e acontecimentos tirados da bíblia para enriquecer a comédia da narrativa, como por exemplo os 3 reis magos. A narrativa não tem um momento de respiro no humor, tem sempre algo bizarro ou bobo acontecendo, e isso não ver a ser um problema  justamente pela duração curta que o faz ser um média-metragem sendo bem fácil de se “degustar”.

 A Primeira Tentação de Cristo

A produção conta com caracterizações de época e cenário bem realizadas e críveis o suficiente para crermos em todo aquele universo satírico, alguns cenários poderiam ser facilmente usados para uma releitura realista sobre tais histórias.

O destaque de atuação vai mesmo para Fábio Porchat, que aproveita sua caricatura de maneira segura, coerente, divertida, e quando precisa extrapolar, extrapola bem. Gregório como Jesus não tem muita exigência em seu papel, mantendo o personagens com suas nuances de costume mas com segurança.

No fim, A Primeira Tentação de Cristo é uma sátira bíblica boba e divertida, com um humor ácido que não só critica muito do que se baseia, mas que diverte em ótima dose alguém que esteja a procura de uma releitura bíblica com um ar de churrasco em família.

⭐⭐⭐⭐

Bom

Porta dos Fundos é uma produtora de vídeos de comédia veiculados na internet, sendo atualmente o terceiro maior canal brasileiro no YouTube.

Em parceria com o site de humor Kibe Locoe a produtora Fondo Filmes, foi criada a Porta dos Fundos, iniciado em março de 2012, com o primeiro programa sendo lançado em 6 de agosto desse mesmo ano. Em 6 meses, a marca de 30 milhões de visualizações no site de compartilhamentos de vídeos YouTube foi alcançada. A maior parte de seu público possui idades entre 20 a 45 anos.

Originalmente o grupo era formado por um elenco fixo, composto por Antônio Tabet, Clarice Falcão, Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Gabriel Totoro, João Vicente de Castro, Júlia Rabello, Letícia Lima, Luis Lobianco, Marcos Veras, Marcus Majella e Rafael Infante; porém, o grupo foi sofrendo alterações, conforme alguns integrantes foram saindo e outros entrando, dissipando a formação original.

O Porta dos Fundos se tornou o maior canal brasileiro no YouTube em abril de 2013, tendo sido ultrapassado pelo canal do Whindersson Nunes em outubro de 2016.

Apesar do sucesso, os integrantes afirmaram em 2012 que não pensavam em migrar para a televisão, mas em 2014 o grupo assinou um contrato com a emissora de televisão à cabo FOX Brasil para a criação de alguns seriados.

Para mais informações sobre A Primeira Tentação de Cristo e outros assuntos, acompanhe nossa página no Facebook.