Anúncio Publicitário

Unir Martha Wayne e Martha Kent em uma só personagem é uma meia verdade

Anúncio Publicitário

Nos últimos meses, quando o nome Zack Snyder é citado, olhos se reviram na internet e isso é em partes, uma infelicidade que é fermentada pelos próprios veículos de comunicação. O cineasta parece ainda não ter superado sua relação conturbada com a Warner Bros. e toda semana se manifesta acerca dos filmes do Universo DC com os quais se envolveu, fornecendo combustível para as manchetes polêmicas que são feitas desde a produção e lançamento de O Homem de Aço (2013) e Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016).
Se levarmos em consideração a velocidade com qual a indústria cinematográfica produz sobre quadrinhos, é até peculiar ver filmes que já saíram das telonas há tanto tempo abrirem espaço para discussões ainda hoje. Nas redes sociais os memes sobre o nome “Martha” ainda não morreram. E é sobre Martha novamente que estão falando.

Recentemente apareceram algumas manchetes envolvendo Batman vs Superman, nas quais se afirmava entre outras coisas que Martha Wayne e Martha Kent (mães dos heróis, respectivamente) “quase foram a mesma personagem e que o diretor considerou a ideia”. E isso é, no máximo, uma meia verdade. A “declaração” (que era claramente uma brincadeira) foi feita em um painel de perguntas e respostas após a exibição de uma versão do diretor de Madrugada dos Mortos. Veja abaixo:

“Although we did have an idea that maybe Martha didn’t die and that she got put in witness protection (risadas) in KANSAS (todo mundo ri, até ele). I’m just sayin’…felt like it was possible. Anyway! You can only push it so hard.”

Anúncio Publicitário

Em tradução livre:

“Embora nós tivemos a ideia de que talvez Martha não tivesse morrido e que ela foi posta em um programa de proteção à vítimas (risadas) NO KANSAS (todo mundo ri, até ele). Só estou dizendo… Senti que era possível. É só você se esforçar.”

Perceba a entonação e o exagero da fala quando ele cita o Kansas e a declaração não parecerá grandes coisas mais. Só que, no momento em que um canal grande publica essa frase solta como uma verdade e outros fazem o mesmo em sequência, é onde nasce o ciclo vicioso das click baits (matérias que não são tão sinceras e servem na maioria dos casos apenas para gerar maior número de visualização). Irresponsável, para não dizer mais.
Pode ser que a necessidade de reformulação e a sensação de saturação dos filmes blockbusters de heróis tenha uma relação direta com esse prolongamento desnecessário das discussões que envolvem a produção dos filmes, conceitos e materiais não utilizados.

Anúncio Publicitário

“Why did you say that name?”