Olá, amigos! Tudo bem com vós? Hoje queria tratar um pouco sobre a riqueza da Alagaësia, falando das principais raças que neles habitam e tratando de alguns detalhes desde as altas cadeias de montanhas da Espinha até o inabitado Deserto Hadarac , passando por Ellesméra (Capital Élfica) e por FARTHEN DÛR (Base dos Vardens) onde você ,meu caro aventureiro, pode encontrar de um benevolente viajante até um poderoso Espectro.

Antes de mais detalhes falarei um pouco de onde vem a Alagaësia, mas sempre tentando evitar os malditos spoilers. O lindo continente do qual falarei vem da tetralogia Ciclo da Herança do autor Christopher Paolini, que inicialmente planejava uma trilogia(Eragon, Eldest e Brisingr) , mas por conta do andar história foi necessário mais um livro (Herança) para que o final fosse satisfatório. Na história acompanhamos Eragon, um jovem que recentemente entrou na idade adulta (15 anos nessa mitologia) e que, por uma série de acontecimentos encontra um ovo de dragão, o qual resolve eclodir para o mesmo (a fêmea de escamas azuis, Saphira).

4 livros que compõem o Ciclo da Herança .

Dentro da mitologia geral criada por Paolini e interessante comentar que existem Cavaleiros de Dragões, que são humanos ou elfos escolhidos por ovos de dragões, os mesmo possuem uma forte relação psíquica e nasceram da necessidade de parar as guerras entre as raças. Também é importante falar que, devido a determinados acontecimentos essa ordem se extinguiu devido a Galbatorix (atual rei) e os 13 renegados, todos faziam parte dessa ordem, espero estar despertando a curiosidade de vocês por esse maravilhoso universo.

A Alagaësia é realmente enorme e possui um território único que vai desde densas florestas (Du Weldenvarden) passando por  um extenso deserto (Hadarac) e cercada por uma magnífica cordilheira de montanhas (Espinha e as próprias montanhas Beor), o continente ainda apresenta perto de si algumas ilhas que em épocas antigas eram lar dos Cavaleiros de Dragões (Vroengard). Todo o território é repleto de vida e perigos mortais, os quais falaremos em mais detalhes a partir daqui (Se possível acompanhe a descrição dos locais com o mapa que está logo abaixo).

Mapa da Alagaësia.

“No princípio havia dragões: orgulhosos, ferozes e independentes. Suas escamas eram como pedras preciosas. E todos que os contemplavam se desesperavam, pois a beleza deles era grandiosa e terrível”.

Agora entrarei em mais detalhes nas raças que habitam a Alagaësia. Antes de tudo é interessante comentar que a magia se faz bastante presente aqui, mas nem todas as raças podem utilizá-la. O conceito criado na obra é o do da Língua Antiga, todas as coisas possuem um verdadeiro nome e a partir disso que você poderá usar o feitiço/encatamento. Agora sem mais adendos irei apresentar os dominadores desse continente:

  • Dragões: São os seres mais antigos da Alagaësia, orgulhosos e valentes dominaram por muito tempo o território até a chegada dos anões e as guerras contra os elfos e humanos. São poderosos tanto em força física quanto em intelecto, após a guerra, uma trégua foi estabelecida e alguns escolheram eclodir para elfos e humanos inaugurando assim uma era de paz com os Cavaleiros de Dragões;

ALERTA DE SPOILERS: ALGUNS DRAGÕES QUE APARECEM NA OBRA

Glaerd (Amarelo), Fírnen (Verde), Saphira (Azul), Thorn (Vermelho) e Shruikan (Preto).

 

  • Anões: Criados pelo deus Helzvog a partir das pedras do deserto Hadarac, são fortes e robustos, exímios ferreiros e guerreiros. Habitam o interior das montanhas Beor, há vários clãs dentro da raça , usam Feldûnost como montaria (um bode gigante).
Anão em um Feldûnost (arte de fã).
  • Elfos: Chegaram até a Alagaësia navegando pelo Mar de Prata. São excelentes magos,guerreiros e arqueiros , mas dominam também a forja de armas e armaduras. Vivem durantes muitos anos e participaram do pacto para a criação dos Cavaleiros de Dragões.
  • Humanos: Chegaram na Alagaësia após o firmamento do pacto entre dragões e elfos,mas também conseguiram participar do mesmo. Não são tão fortes e nem vivem tanto tempo como as outras raças, porém os cavaleiros humanos de dragões ganham determinadas habilidades. É importante comentar também a existência de Espectros dentro dessa raça, que são seres que se entregam para os espíritos  tornando-se apenas um vaso para a maldade (são tão poderosos quanto as outras raças, principalmente no uso de magia).
  • Urgals: São seres enormes com chifres, não se dão bem com as outras raças por serem bastante violentos e cruéis. O interessante desse grupo é que os mesmos são comandados pelas Herndall (fêmeas Urgals que governam as tribos). Eles são usados por Galbatorix para compor ser exército através de magia.
Urgal.

 SPOILER: Atenção amigos falarei sobre algumas raças que estão quase em extinção e que possuem uma certa relevância na obra,então estejam avisados caso queiram ler a mesma.

  • Ra’zac: Caçadores da escuridão que se alimentam da carne dos homens. Essa raça não apresenta nem 5 membros, a maioria foi caçada na época de ouro dos Cavaleiros de Dragões. O interessante da mesma é que eles passam boa parte da vida em uma casca, semelhante a um corpo humanoide até se tornarem os Lethtblaka (criaturas quase tão grandes quanto dragões com uma aparência mais rapina, semelhante a um corvo).
Ra’zacs na sua forma humanoide.
  • Crianças gatos: Sua origem é desconhecida, mas possuem um forte vinculo com os elfos e com alguns humanos, possuem duas aparências, tanto a de um gato comum como a de uma criança felina, são exímios conhecedores da língua antiga.

Bem amigos tentei fazer um resumo de cada raça da forma mais sucinta possível. Agora falarei de algumas curiosidades interessantes.

  • Caso você descubra o nome de uma pessoa na língua antiga a mesma deverá obedecer você;
  • A magia pode ser armazenada em joias especiais, o que fortalece o usuário;
  • As espadas mais poderosas dos Cavaleiros de Dragões foram forjadas com estrelas, a exemplo a Zar’roc (essas espadas são imbuídas com jóias de armazenamento );
  • Um Eldunarí é uma poderosa gema da qual não entrarei em detalhes pois são de suma importância para a obra;
  • O dragão e seu cavaleiro possuem uma relação muito próxima compartilhando pensamentos e afins ,caso o cavaleiro morra o dragão morrerá também, mas caso o dragão morra o cavaleiro não morrerá;
  • O sistema de governo é a monarquia e quase todas as raças possuem um rei;
  • Os Vardens são rebeldes que tentam depor o tirano Galbatorix, eles trabalham com outras raças para que esse feito possa ser concretizado.

Bem aventureiros, muito obrigado por terem lido o texto até aqui. Espero estar despertando a curiosidade de vocês por essa obra épica e não esqueçam: “Aprenda a ver o que você está olhando”.

Fontes interessantes: www.alagaesia.com

 

 

Alan Bruno

Alan Bruno

Chosão, amante de livros e quadrinhos, profundo conhecedor da Alagaësia e estudante de engenharia mecânica no resto do dia.
Alan Bruno