Sendokai Champions (Ou Campeões do Sendokai) Foi uma série exibida aqui no Brasil pela Cartoon Network, como já explicamos aqui no site em outro artigo.
Neste artigo, iremos lhe introduzir ao universo de Sendokai e tudo o que você precisa para ficar por dentro da série.

Caso fique perdido na história, apenas continue a leitura, todos os termos serão explicados ao fim do artigo.

Bem, começando pelos personagens da primeira temporada, você é apresentado a quatro amigos de infância: Zak, Cloe, Kiet e Fenzy. Eles são horríveis em jogar futebol e sofrem bullying graças a isso, sofrendo constantes humilhações.

Um certo dia, em uma das “reuniões” do grupo, um raio cai na colina a qual eles se encontram e alguns braceletes aparecem flutuam ao redor. Ignorando os avisos de Cloe, Zak tocam em um deles, os quais se prendem a seus pulsos.

Da direita para esquerda: Kiet, Zak, Cloe e Fenzy

Tentando manter a calma, Kiet percebe que há algo escrito, e Fenzy ao observar a escrita, consegue ler, invocando um teleporte que os levar para um lugar que parece a terra na pré história, a qual lhes é revelado por Tänpo que estão em outra dimensão.

Tänpo e seus Sen-Kuns

Tänpo é um Wadaan que enviou os braceletes para a Terra, pois precisava de guerreiros e os braceletes escolheriam os melhores. Cloe tenta dizer que não são guerreiros mas Zak a faz ficar calada e finge conhecer sobre o assunto.

Escultura derrubada por Zak

Após falharem em um teste de habilidades Sendokai, Tänpo diz que não pode ser mestre deles e pede os braceletes de volta. Revoltado, Zak se nega e tenta finalizar o teste novamente, porém, desta vez consegue energizar o Dö, só que erra o alvo e acaba derrubando uma antiga escultura local.

Zak energizando o Dö na dimensão Urlock

Vendo tamanho potencial, Tänpo muda de ideia e decide treinar os 4 jovens.

Os jovens são orientados por Tänpo e Lula, um ser habitante da dimensão Lul e parece uma borboleta, que ajuda Tänpo a lhes ensinar todos os conceitos sobre Sendokai.
Lula é uma guerreira Sendokai e pode virar uma bola durante a batalha.

No decorrer da trama, Tänpo explica que após um tirano vencer o primeiro torneio Sendokai, e um império foi fundado com o intuito de escravizar todo multiverso: O Império Zorn.

O Grande Zorn

Pelo que fica subentendido na série, Zorn está morto e quem comanda em seu lugar agora é o Marechal Zorn, um ser de grande poder.

Marechal Zorn e sua equipe, da direita para esquerda: Sidimodius, Marechal Zorn, Chronam Yatt e MC (Mestre de Cerimônia)

A história prossegue e Tänpo cria diversos métodos para fazer com que seus aprendizes despertem os poderes de suas armaduras, usando o equilíbrio entre disputas sendokais e batalhas de apoio a pequenas dimensões com o objetivo de provocar o Marechal Zorn.

Durante a jornada de aprendizado, os jovens enfrentam diversos inimigos diferentes, montando estratégias variadas para superar e vencer seus adversários. Após um longo período de preparação e vários conflitos pessoais e familiares, chega o momento do grande torneio.

Cada dimensão que aparece na série participa do torneio, as dimensões perdedoras são escravizadas e as equipes que as representam são condenadas ao Vortex, enquanto as vencedoras avançam para a próxima etapa até que lutem contra o Marechal Zorn na Grande final e consigam uma chance de serem livres, caso não percam para seus comandantes.

Apesar de o Império Zorn possuir armamentos avançados e diversas tecnologias, todos os debates da série são resolvidos através do Sendokai.

Guerreiros do império Zorn. Tão habilidosos quanto os Stormtroopers.

Ao longo do torneio, é revelado que o Marechal Zorn é irmão de Tänpo, que seu nome é Kento e que a dimensão Wadaan foi tomada pelo império Zorn.

Kento dentro de sua armadura Zorn

Também é revelado que Tänpo tem 10 mil anos de idade e foi namorado de Lalith, comandante do império Zorn e uma das adversárias de seus Sen-kuns.

Tänpo, Kento e Lalith. Kento e Lalith se juntam ao império Zorn após perderem o grande torneio

Durante o torneio, podemos citar dois adversários importantes: Comandante Kazkrad e Comandante Lalith.

Kazkrad é uma versão maligna de Zak e seus adversários no torneio, o grande problema é que seus adversários possuem poderes iguais, tornando o embate nivelado, sendo necessário apenas que Kazkrad permaneça na arena tempo suficiente para que o relógio da competição marque zero e sejam declarados vencedores.

As duas equipes de multiversos diferentes

O jogo seguiu equilibrado desde o início, com a diferença que após receberem um Kai, a equipe de Kazkrad passou a jogar sujo, cometendo faltas propositais, coisa que Zak e sua equipe jamais fariam. Como no Sendokai a única coisa proibida é matar seu adversário, a equipe de Zak ficou indefesa.

O jogo seguiu e a equipe de Kazkrad marca um Kai, igualando a partida.

Após uma disputa pelo Dö, onde Zak e Kazkrad ativam o disparo Zet-Sen, ficou para Kiet resolver a disputa, uma vez que seu segundo poder, Onda Geo-Sen, serve para desestabilizar seus adversários e Kiet ainda não havia liberado.

Kiet e seu alter, Teikkrad, tentam na primeira tentativa, porém falham, causando uma grande explosão que os arremessa para os limites da arena, fazendo-os colidir com as arquibancadas.

Percebendo que a derrota está próxima, Kiet entra em aflição se perguntado como poderia ativar seu poderes e então percebe a resposta, que estava na sua frente o tempo todo.
Após conseguir liberar e ativar a onda Geo-Sen, Kiet desestabiliza Kazkrad e sua equipe, com a chance, rouba o Dö e aproveita o desequilíbrio inimigo e marca o Kai, vencendo assim a partida

Quando questionado por seu Alter porque não conseguiu ativar o poder, já que são idênticos, Kiet fala que ele é do mal e que por isso, não tem ninguém importante em sua vida, e para ativar o segundo poder, é necessário uma forte ligação sentimental para tal ato.

Apesar de ser verdade, as alter’s de Fenzy (Yznefkrad) e Cloe (Eolckrad) eram capazes de ativar Tornado Go-sen e Sentelha Nu-sen, segundo poder de cada uma, respectivamente.

Uma curiosidade, é que os nomes de seus Alter’s são seus nomes de trás para frente com a frase Krad anexada.

Agora, Lalith.

Lalith tem 10 mil anos e era namorada de Tänpo, o que torna a missão de parar Zorn pessoal para Tänpo, parte por seu irmão ter se tornado o líder do Império Zorn e em parte para salvar o amor de sua vida.

Lalith é uma guerreira com habilidades esotéricas, seu poder mais poderoso é Sen Gravitux Can, que quando ativado, remove toda gravidade do campo dentro de seu alcance, mas a torna imóvel.

Lalith controlando a gravidade do campo

Para lutar, Lalith pode invocar até 4 espectros para lutarem por ela, usando alguns comandos para invocar os espectros:

  • Expectra Qwid Covix: Com esse comando, Lalith “planta” Espectros no campo.
  • Zorn Sen-Mortux: Com este comando, Lalith faz os Espectros levantarem do solo.
  • Expectra Orth-Caletsu: Com este comando, Lalith aumenta o poder e a força dos Espectros.
Os Espectros de Lalith

Os espectros lutam sozinhos e são imensamente poderosos e ágeis, uma vez que a gravidade não lhes é um problema.

Durante a batalha de Lalith contra o jovens guerreiros, a vitoria de Lalith é esmagadora, mas ela consegue perceber a forte ligação de Zak e Cloe, depois que Cloe fica temporariamente desacordada após ser derrubada violentamente por um dos espectros e Zak corre para socorre-la ignorando a partida que poderia custar o futuro da raça humana.

Percebendo esse sentimento entre os dois, mesmo que estes escondam isso um do outro, Lalith lembra de seu tempo com Tänpo e antes que os espectros marquem o último Kai e destrua o Sen-Rock dos humanos, Lalith os impede, desistindo da batalha e se rendendo.

Kento, irmão de Tänpo e atual líder do império Zorn, fica furioso e condena Lalith ao Vortex por ter traído o império, um local que, segundo Tänpo, os condenados desaparecem para sempre (Podemos comparar com a zona fantasma de Superman).

Porém, Tänpo invoca a lei de Kronian e se oferece para ir ao Vortex no lugar de Lalith.

Arrasados, os Sen-kuns continuam o torneio, sem seu mestre e Lalith passa a guia-los no plano para derrotar Marechal Zorn e salvar o multiverso.

Durante a final, Marechal Zorn invade a terra, dimensão dos humanos e local da grande final, que é transmitida em rede mundial.

Marechal Zorn anunciando a invasão da terra em rede mundial

Durante os acontecimentos, Tänpo retorna do Vortex, usando uma roupa branca, causando surpresa aos jovens guerreiros e Lalith. Ele aparenta estar mais sábio e com novas habilidades.

Tänpo e algumas amizades que criou no Vortex

Zorn se revela impressionado, já que poucos conseguiram escapar do Vortex, mas nunca voltaram para desafiar o Império Zorn, o que significa que Tänpo não foi o único.

Enquanto Lalith articula um plano com a ajuda de Tänpo e guerreiros Urlocks para destruírem a base Zorn e liberarem a energia Sen roubada pelo império, os Sen-kuns lutam contra Marechal Zorn, que mostra poderes parecidos com os de Zak, como o Disparo Zorn-Sen e Fogo Zorn-Sen.

Durante a batalha, Zak consegue despertar o poder de sua nova armadura, Fogo Sho-Sen, apesar de não compreender como e porque ele conseguiu ativa-lo, liberando contra o Sen-Rock de Zorn.

Marechal falhando em bloquear o Fogo Zho-Sen

Zorn tenta bloquea-lo, mas o poder é tão intenso que ele destrói parte de sua armadura, fazendo com que Zorn use seu trunfo: A caixa de Sestrad.

Marechal usando seu trunfo

Ativando seu poder, a caixa de Sestrad inutiliza os braceletes dos guerreiros, absorvendo sua energia e os transformando em pessoas normais novamente.

Os guerreiros voltam ao normal aós Marechal ter ativado seu trunfo

Então Zak revela seu trunfo: A caixa de Nustrad, dada a eles por Tänpo.

Zac segurando a caixa de Nustrad

Porém, ao abri-la, a caixa não tem nada dentro e Tänpo revela que Nustrad é um rei que nunca existiu, e que a caixa na realidade representa todo o esforço deles, esse é o verdadeiro poder de seus Sen-kuns e lhes lembra do seu maior ensinamento: Ser um Guerreiro Sendokai é muito mais do que usar um bracelete!

Motivados, os guerreiros prosseguem com a batalha, apesar de estarem sem seus poderes, eles conseguem marcar o último Kai, vencendo o torneio e destruindo a base Zorn, pois o plano de Tänpo era ligar o núcleo de armazenamento Sen da base Zorn ao Sen-Rock do Marechal, fazendo com que o núcleo sobrecarregasse e explodisse quando o Dö entrasse nele através do Sen-Rock.

Sidmodius, comandante do império, aparece ao lado de Chronam Yatt, procurando pela caixa de Sestrad e recitando os mesmos comandos de Zorn para ativa-la enquanto a base Zorn está em fase de destruição.

Sidimodius ativando a caixa de Sestrad

Apesar de tudo, Tänpo salva a vida de Kento, quando questionado porque salvou o Marechal Zorn, Tänpo responde que não salvou o Marechal, mas sim, seu irmão.

Após os esclarecimentos, alguns pontos que podemos destacar do ep. final da primeira temporada:

  1. Os pais dos guerreiros decidem não mudarem de endereço.
  2. Os garotos ganham respeito de todos seus familiares e amigos.
  3. Zak se declara para Cloe e vice versa.
  4. É revelado que Sidmodius não apenas pegou a caixa de Sestrad, mas a usou para viajar no tempo com a ajuda de Chronam Yatt, indo para o passado em Massara, dimensão onde ocorreu o primeiro torneio Sendokai, a fim de ganhar o primeiro grande torneio e se tornar o Grande Zorn, alterando a história.
  5. A identidade do Grande Zorn não foi revelada.
  6. Chronam Sunn, irmã de Chronam Yatt, revela os planos de Sidimodius e Tänpo afirma que conhece 4 guerreiros Sendokai, dando início a segunda temporada.
  7. Chronam Yatt e Chronam Sunn foram criadas pelos Deuses do Sendokai para manter o equilíbrio do multiverso.

Agora alguns pontos e personagens que você deve conhecer antes do nosso próximo artigo sobre a segunda temporada (A maioria dos conflitos e problemas relacionados aos personagens foram resolvidos na primeira temporada):

Todas as informações foram obtidas em conjunto, através de discussões e comparações em diversos fóruns usando como base as duas temporadas atuais e a Wiki oficial de Sendokai, Wikisen, que é exibida e pode ser assistida no canal da série.

Peço desculpa pela qualidade dos Gif’s, não ficaram tão bons quanto estavam na montagem do artigo.

Zak:

É um garoto desajeitado e nutre uma paixão secreta por Cloe, ele sempre tentar marcar um encontro para ir ao cinema com ela, mas seu pai sempre acaba fazendo ele se atrasar, pedindo ajuda com uma tarefa ou com sua mãe avisando que seu pai vai em uma entrevista e precisa que ele cumpra o papel de homem da casa.

Ele é um garoto que adora atenção, mas por ser um completo fracasso, acaba sendo impopular e passando vergonha na maioria da situações.
Mora com seus pais e sempre entra em conflito com eles, pois precisam se mudar de endereço, já que eles não tem condições de manter as contas da casa atual, e caso se mudem, isso significaria ficar longe de Cloe, por isso sua recusa.

Como guerreiro Sendokai, ele é o líder do grupo, que ao longo da trama, se mostra imaturo e inconsequente na maioria das vezes, mas após uma série de erros e perder a liderança e seu time, ele muda e passa a ser responsável. Ironicamente, é o responsável por manter a moral do grupo alta e o time unido.

Cloe:

É uma garota inteligente e bonita, tem um certo afeto por Zak e Lon (Quinto guerreiro que surge na segunda temporada), que evolui durante a trama.

Mora com seus pais que. Diferente de Zak, Cloe faz tudo que seus pais mandam e é responsável, porém, tem um forte senso de inferioridade e é insegura demais.

Se aproximou de Lon após diversas falhas e decepções de Zak para com ela.
Como guerreira Sendokai, Cloe é uma exímia estrategista e usa sua criatividade para bolar meios de vencer seus adversários. É o cérebro do time.

Kiet:

É um preguiçoso viciado em jogos, mora com sua vó, que faz de tudo por ele.
Como guerreiro Sendokai, possui uma enorme força, e devido a isso, cuida da defesa do time.

Adora sanduíches e passa a maior parte do tempo jogando, mas após os acontecimentos do grande torneio, passa a ser mais prestativo em relação a sua vó.

 

Fenzy:

É a menor do grupo. Seus principais defeitos são seu orgulho e sarcasmo exagerados. Mora com sua mãe e seu pai é falecido, ela odeia coisas de garotas, como se maquiar e fazer compras, adora esportes e sonha em um dia se tornar campeã de futebol.

Como guerreira Sendokai, Fenzy é ágil e veloz, garantindo o domínio do Dö (é a bola que eles usam para jogar o Sendokai, vou explicar mais a frente) e cuidando da defesa do time ao lado de Kiet. É a mais rápida do time.

Lon:

Calado e desconfiado, surge na segunda temporada, se mostrando ser rival do Zak, assim como passa a competir com ele em tudo, desde a liderança do time Sendokai ao amor de Cloe.

Mora com seu pai, que é divorciado e dono de uma empresa internacional e por conta disso, passa sua maior parte do tempo à trabalho. Graças a isso, Lon acumula raiva de seu pai e por não ter nem uma relação com sua mãe, Lon passa a achar que todos estão contra ele.

Lon teve uma infância difícil graças as constantes brigas de seus pais.
Lon gostava de tocar piano, mas por motivos desconhecidos, desistiu, expressa uma grande paixão por artes e literatura, visto que sempre está lendo um livro, é apaixonado por música, porém não consegue manter uma relação amigável com ninguém, pois não consegue confiar nas pessoas.

Como guerreiro Sedokai, Lon é extremamente ágil e preciso, é um líder nato e manipulador, além de ser extremamente rígido. Possui calma e confiança absolutas.

Conceitos do Sendokai.
Sendokai é parecido com futebol, mas o jogo não tem penalidades por faltas cometidas e cada jogador pode usar habilidades à vontade para vencer a partida, desde habilidades de autobuff, como magias de aumento de força e velocidade, até habilidades de debuff, como paralisia e atordoamento. No torneio do Grande Zorn, é proibido matar seu adversário.

Sendokai.
É uma disputa onde dois times se enfrentam, o número mínimo para formar um time Sendokai é 1 e o máximo não foi revelado, mas já foram apresentados times com até 10 jogadores em apenas um lado.

No torneio Sendokai, as partidas contam com 4 guerreiros Sendokai. Os guerreiros podem adicionar mais guerreiros a seus times através de habilidades, como clones ou invocação de servos.

Estádio de Shojanam, local do primeiro Grande Torneio Sendokai

O time deve ter pelo menos 1 líder e o objetivo é destruir o Sen-Rock inimigo (Que pode ser comparado ao Gol, trave, rede, ou seja lá como vocês chamam, do futebol).

Kai.
Kai é o equivalente ao termo Gol, quando a bola entra na trave adversária (Nesse caso, no Sen-Rock).

As partidas são definidas em 3, 2 ou 1 Kai, dependendo do número de barreiras de energia que protegem o Sen-Rock e do nível da partida. normalmente, são definidas assim:

Treinamento, Preliminares, Classificatórias e Oitavas: 2 barreiras. Quartas e Semis: 1 barreira. Finais e mata-mata: 1 ou nem uma barreira, dependendo das regras.
Para vencer a partida, o Dö deve atingir o núcleo do Sen-Rock, destruindo-o.

Sen-Rock.
Sen-Rock é o Gol do Sendokai.
Se no futebol o goleiro é a proteção do gol, o Sen-Rock tem barreiras que o protegem, elas bloqueiam totalmente um ataque, seja fraco ou forte, mas caso o poder seja grande demais, é possível que sejam destruídas as duas barreiras de uma vez, finalizando o jogo em apenas um Kai (Triplo ou Duplo Kai). Pode ser marcado mais de um Kai caso o guerreiro aproveite o rebote.

Sen-Rock com uma barreira a esquerda e duas à direita

O Sen-Rock armazena a energia de sua equipe, quanto mais energia tem a equipe, maior o poder necessário para destruir a barreira do Sen-Rock

O Sen-Rock pode ser protegido através do uso de Habilidades, como o escudo de Kiet e a barreira de energia gerada pela Estrela Tai-sen de Fenzy.

Sen-Rock coberto por uma magia Duo-Sen

Os Sen-Rocks só podem ser invocados em campos de batalha, que se encontram localizados sobre fontes de energia Sen. Quanto maior a qualidade do campo, mais energia e maior o nível de batalha disputado nele, pois os usuários conseguem absorver mais energia Sen das proximidades para usar em suas habilidades.

:
Dö é a bola usada para jogar Sendokai, pode ser usada como uma bola comum, é totalmente inútil numa partida caso seja usada de forma normal, porém, ela consegue armazenar energia Sen, tornando-o em um artefato poderoso quando carregado.

Em uma disputa onde dois guerreiros competem pelo Dö, o que conseguir acumular mais energia vence a troca, mas caso o Dö sobrecarregue com energias diferentes, a energia contida é liberada e gera um explosão, que pode causar danos físicos aos atingidos.

O Dö altera de forma dependendo da região onde se encontra.

Alguns Dö’s que você verá ao longo da série

O Dö não parece ter limites de energização, ficando limitado o poder que poder ser carregado no artefato apenas a capacidade de seu usuário em manipular a energia Sen.

Apesar da Wikisen informar que podem ser alterados para aumentar a capacidade de armazenamento de energia Sen, até agora, não foram vistos relatos ou situações onde o dö foi destruído devido a sobrecarga de energia imbuída sobre ele.

Energia Sen:
É a energia do multiverso, é a base de tudo, cada dimensão tem sua energia Sen, e sem ela, o universo vira um caos. Ela pode ser usada para energizar robôs e até abrir portais entre dimensões, quanto mais energia Sen o guerreiro consegue acumular e manipular, mais poderoso ele é.

Sen-Kuns:
São aprendizes Sendokai, uma vez que viram guerreiros, um mestre os guia por toda sua jornada. Sen-Kuns podem ter mais de um mestre, visto que cada mestre tem um tipo de habilidade e um estilo de jogo.

Habilidades:
Cada armadura concede uma habilidade ao seu usuário. Quanto mais forte a armadura, maior o número de habilidades e poder concedido por ela.

As armaduras da primeira temporada são:

Armadura Urlok (Primeira armadura) e Armadura Wadaan (Obtidas quando terminam seu treinamento de guerreiros Sedokais, lhes foi concedida por Tänpo).
A armadura Wadaan exige mais do que apenas concentração de seu usuário, exige também uma motivação para ativar seu poder.

Para ativar as habilidades, os usuários devem fazer movimentos, com as mãos ou o corpo, que criem a forma de seu símbolo antes de ativarem suas habilidades, isso serve para conjurar a habilidade e concentrar o usuário. Algumas habilidades não remetem ao símbolo do usuário, como Tornado Go-Sen de Fenzy e Sentelha Nu-Sen de Cloe, pois são habilidades que não se encaixam na geometria de seu símbolos.

As Armaduras Urloks são as primeiras e as mais simples, foram obtidas na dimensão Urlok após ajudarem seus habitantes, foi Tänpo que pediu para que os Urloks as criassem para seus Sen-Kuns.

Armaduras Urloks permitem o uso de apenas uma habilidade

Cada armadura contém um poder, que quanto mais complexa e rara a armadura, mais poderes ela possui. A Armadura Urlok permite o uso de apenas um poder, já a Wadaan permite dois.

As armaduras Wadaan foram usadas por Tänpo, Lalith e Kento no primeiro torneio Sendokai, acredita-se que ele tenha forjado as outras armaduras, visto que quando ele fugiu, Kento e Lalith ainda estavam usando as suas e ele forneceu 4 armaduras para seus Sen-Kuns.

Armaduras Wadaan permitem o uso de duas habilidades

Armaduras mais poderosas também aumentam os status de habilidades de seu usuário, como o nível de energia Sen e seus atributos básicos de batalha, como força e velocidade, além de melhorar a precisão e aumentar a força e eficácia de seus poderes.

Zak:

Armadura Urlok: Disparo Zet-Sen.
Uma habilidade que concentra metade da energia Sen do usuário no Dö e a outra no alvo. Após o disparo, Zak pode enviar mais energia Sen ao Dö, aumentando seu poder e pode manipular a rota para alcançar o alvo.

Zak liberando energia Sen para recuperar o controle do Dö

Armadura Wadaan: Disparo Zet-Sen e Fogo Sho-Sen.
Fogo Sho-Sen é uma habilidade onde o usuário concentra toda sua energia Sen dentro de si e a transfere para o Dö durante o ataque, mas caso o usuário não tenha concentração e motivação suficiente, a energia se desestabiliza e explode, causando danos e podendo até matar o usuário.

É a habilidade mais poderosa que um guerreiro pode usar sozinho.

Zac acumulando energia para ativar o Fogo Sho-Sen

Zak consegue ativar essa habilidade na partida contra o Marechal Zorn, mas ele nunca soube ao certo qual sua motivação, apesar de ficar claro que foi seu amor por Cloe.

Cloe:

Armadura Urlok: Visão Yao-sen.
É uma habilidade onde ela pode prever o movimento inimigo ou aliado, antecipando sua ação. Essa habilidade também mostra a energia Sen das pessoas dentro de seu alcance, revelando alvos invisíveis, sendo muito útil em uma batalha contra inimigos desse tipo.

Cloe usando Visão Yao-Sen para prever o movimento inimigo

Notem que eu falei que revela energia Sen, mas por algum motivo, Cloe vê os inimigos claramente, e não sua energia.

Armadura Wadaan: Visão Yao-sen e Sentelha Nu-Sen.
Para ativar a Sentelha Nu-Sen, o usuário gira ao redor de si mesmo, gerando clones através do tempo e espaço, lançando cópias ao redor do campo, estando estando em todos os momentos no tempo, sendo impossível prever seu próximo movimento.

Cloe usando Sentelha Nu-Sen

O usuário pode concentra-las em um determinado ponto e se teleportar para o destino escolhido. Não pode ser usada caso o usuário não tenha visão do local de teleporte.

A motivação de Cloe são seus amigos, e não ser advogada, como ela imaginava.

Kiet:

Armadura Urlok: Escudo Coa-sen.
Como o nome sugere, Kiet é capaz de invocar um escudo capaz de bloquear ataques fracos e médios, dependendo da energia e concentração do usuário, pode ser capaz de absorver um ataque de grande força. Pode ser usado como base e também pode ser arremessado no inimigo, sendo útil contra alvos voadores ou para dar impulso a um aliado.

Kiet bloqueando um ataque com o escudo Coa-Sen

Armadura Wadaan: Escudo Coa-sen e Onda Geo-Sen.
Onda Geo-Sen: O usuário acumula um grande poder em suas mãos, o liberando no campo, causando danos, afastando e desequilibrando os inimigos ao alcance.

Kiet protegendo o Dö usando a Onda Geo-Sen

Assim como o Fogo Sho-Sen, caso o usuário se desconcentre ou não tenha motivação suficiente, a energia armazenada explode, causando danos ao usuário, mas não tão graves como o outro.

A motivação de Kiet é sua vó, que faz de tudo por ele.

Fenzy:

Armadura Urlok: Estrela Tai-sen.
Aumenta a velocidade do usuário, liberando energia que cria uma barreira temporária que o segue, pode ser usada para bloquear ataques e inimigos.

Fenzy usando a Estrela Tai-Sen para proteger o templo

Durante a habilidade, o usuário corre de mãos para trás (Estilo Naruto :v)

Armadura Wadaan: Estrela Tai-sen e Tornado Go-Sen.
Tornado Go-sen: O usuário gira, acumulando energia até gerar um tornado, que puxa o Dö e tudo ao seu redor, uma vez ativada, essa habilidade não pode ser interrompida, ao menos que o usuário a cancele.

Tornado Go-Sen sendo usado para roubar o Dö

A motivação de Fenzy é o amor pela sua mãe.

Tänpo e Kento.

Tänpo sempre foi habilidoso e um grande guerreiro, apesar de treinar pouco. Vivia com sua namorada Lalith e seu irmão Kento na dimensão Wadaan, perderam a final do Grande Torneio Sendokai para o Grande Zorn, que reconhecendo a força do grupo, deu-lhes a escolha se de tornarem seus comandantes, Lalith e Kento aceitaram, porém, Tänpo recusou e fugiu para a dimensão Lul, onde ficou escondido por 10 mil anos.

Habilidades.

Tänpo.
Diferente de seus Sen-Kuns, Tänpo consegue usar habilidades de combate sem uma armadura, é tão ágil quanto Fenzy, suas habilidades incluem teleporte de curta distancia, parecido com a habilidade de Cloe e pode controlar o Dö com um movimento parecido com o Disparo Zet-Sen de Zak, só que o Dö circula ao redor dele. É chamado de Disparo Circular.

Na segunda temporada, Tänpo revela uma habilidade chamada Chama Sen-Vortex, uma habilidade que aprendeu enquanto estava no Vortex, ele acumula energia pura e libera sobre o Dö com suas mãos através de um raio. É um ataque extremamente poderoso.

Kento.

É o irmão mais novo de Tänpo, suas habilidades são diferentes quando está com a armadura Zorn, sem ela, ele é ágil como seu irmão e pode usar teleporte de curto alcance, além de ter uma habilidade chamada Sombra Krot-Sen, uma habilidade que lhe deixa mais forte e veloz, sua pele também fica negra e suas listras ficam vermelhas.

Usando a armadura Zorn:
Disparo Zorn-Sen: 
Uma habilidade parecida com o Disparo Zet-Sen.
Poder da Caixa de Sestrad:  Ele conseguiu esse poder ao ativar a caixa de Sestrad, com isso, ele drenou os braceletes dos guerreiros.
Fogo Zorn-Sen: Uma habilidade parecida com o Fogo Sho-Sen.
Zorn sen vortex: Uma habilidade em que manda os condenados para uma Dimensão de onde não podem escapar.

Kento tinha inveja de Tänpo, pois ele era mais sábio, mais amado e mais admirado. Quando Tänpo revela que admirava seu irmão, Kento se dá conta das coisas que fez opor puro egoísmo e inveja, ele se arrepende. Após a batalha, Tänpo e Kento voltam a ser irmãos.

A Lei de Kronia surgiu no primeiro grande torneio, quando uma raça, os Kronian, não puderam disputar o Sendokai, então, criaram uma lei onde pudessem escolher alguém para disputar suas batalhas, estes que poderiam ser de outras tribos ou raças.

A lei também pode ser invocada para substituir membros da equipe e até punições relacionadas ao Sendokai, como aconteceu com Tänpo e Lalith.

Um dos motivos para essa lei, é porque os Kronian não tinham um corpo, em algum momento eles foram atacados e viraram seres de energia pura, portanto, impossibilitados de disputar uma partida Sendokai.

Os Kronian rodeando Sidimodius (Cena da segunda temporada)

Chroneks:

É uma raça de seres imortais capazes de manipular e viajar através do tempo e espaço, podem prever o futuro, desacelerar o tempo entre outras habilidades.

Conhecemos duas Chroneks ao longo da série:

Chronam Sunn. Deusa do Bem e irmã de Chronam Yatt, suas habilidades são:
Chron Ur-Sen: Esta habilidade lhe permite voltar no tempo.
Poder GravitacionalUma habilidade que permite o usuário controlar o Dö com as mãos.
Aros de Energia: Permite que ela prenda alguém com aros de energia Sen.

Chronam Yatt. Deusa do Mal e irmã de Chronam Sunn, suas habilidades são:
Chron Ur-Sen: É uma habilidade temporal, com ela, Chronam Yatt pode se teletransportar, retroceder no tempo e desacelerar o tempo.
Chronon Sen-Eterna: Esta habilidade permite que ela transforme um objeto que quando alguém entrar em contato com ele se torna imortal. Essa técnica só pode ser usada uma vez, visto que ela transfere sua vitalidade para o objeto, perdendo assim, a sua imortalidade.
Chron Sen-StromaEsta habilidade ela cria um portal por todo o espaço tempo do Multiverso.
Poder GravitacionalEsta habilidade permite que ela controle o Dö com as mãos.
Aros de Energia: Permite que ela prenda alguém com aros de energia Sen.

Chronam Sunn (Negra) e Chronam Yatt (Branca)

As Chroneks foram criadas pelos Deuses do Sendokai após os mesmos terminarem a criação de todos o multiverso. Elas são a balança do bem e do mal e mantém o equilíbrio da criação, apesar de Chronam Yatt pôr esse equilíbrio a prova quase sempre.

Afirmar que elas são imortais é meio errôneo, pois elas podem ser feridas e morrer ou transferir sua longevidade para um objeto ou pessoa, então, são mais ou menos imortais. Mas o Lon caiu de um penhasco enquanto usava um capacete imbuído com o poder da Chronam Yatt e ficou vivo, então, elas são imunes a ferimentos mortais. Ah, Isso é assunto da segunda temporada.

Até lá, vocês podem ficar imaginando como funciona essa parte.

Estamos preparando a parte dois para explicar sobre os acontecimentos da segunda temporada e o que podemos esperar da terceira, caso esteja faltando alguma coisa ou ficou em dúvida sobre alguma parte do artigo, deixe sua pergunta nos comentários que eu irei responde-la o mais breve possível.

Siga nossa página no Facebook e nosso perfil no Twitter para ficar atualizado sobre as notícias do site, siga nosso perfil no Instagram para fica por dentro de assuntos sobre RPG e afins, obrigado pela leitura e até a próxima.

Matheus Silva

Matheus Silva

Auxiliar de cortador de cana em 1 Real a Hora
Eu não corto cana, mas é como se eu cortasse cana.
Matheus Silva