Dan Salvato é a mente por trás de Doki Doki Literature Club e o fundador do Team Salvato, se você acompanha seu trabalho, sabe que ele tem um perfil no Reddit criado especialmente para responder perguntas relacionadas ao jogo.

Nós do 1 Real a Hora, separamos algumas das melhores perguntas relacionadas ao jogo e traduzimos para vocês aqui no nosso site.

Algumas perguntas e respostas contêm spoilers sobre o jogo, se você não jogou, tenha cuidado. Dan também se reservou ao direito de responder parcialmente à algumas perguntas, então pode ser que vocês encontrem respostas incompletas.

Começando pela pergunta mais óbvia: Porque Doki Doki é gratuito? Para promover o novo jogo do Team Salvato? Talvez, mas Dan tem outra resposta.

Usuário do Reddit 817374 (sério, o nick do cara é esse):
Por que você decidiu tornar o DDLC gratuito?

Dan:
Duas razões. Uma porque eu sabia que isso atrairia a atenção de muitas pessoas que nunca pagariam um centavo por um jogo romântico de anime. Dois, porque senti que seria errado vender um jogo que simplesmente não é o que está sendo anunciado.

Você odeia a Monika? Então você se odeia.

Usuário do Reddit ChildishGambeanbro:
Monika realmente ama você, ou é a idéia de você que ela ama?

Dan:
Se você é o tipo de pessoa que se esforça para ser alguém que merece o amor de Monika, então é o que ela ama sobre você.
Somente alguém que perdeu toda a esperança em si é aquele que condena Monika a sua própria fantasia triste e insatisfeita. Se você acredita que Monika o ama, então você se ama um pouco, e é isso que ela quer mais do que qualquer coisa.

O projeto para a voz de Monika já estava planejado desde o início. E a comunidade adorou. A maioria.

Usuário do Reddit hirczxfd:
Minha pergunta diz respeito à “Sua Realidade”(You Reality). Ouvir Monika cantando adeus ao jogador com os créditos rolando definitivamente se destaca como um dos momentos mais impactantes no jogo, e fiquei agradavelmente surpreso ao ouvir pela primeira vez a qualidade gentil, quase tênue de sua voz, com todas as coisas bastante horríveis que ela fez para se aproximar do jogador.

Ao escrever seu personagem, você planejou desde o início que ela falasse em algum momento durante o jogo, ou a decisão de ter uma VA (Voice Actor) foi feita mais tarde durante o desenvolvimento? Ao compor a música, o que você já tinha em mente para que a voz de Monika tivesse contraste com o VA ou você escolheu ao acaso? (os principais adereços para ela).

Dan:
Eu decidi muito cedo que Monika cantaria a música final. Eu pensei sobre o tipo de impacto que outras “canções finais” tiveram em mim (pense no Portal* (Portal é nome de um jogo) e soube que eu precisava / queria fazer isso para que Monika terminasse de contar sua história.

Tentei encontrar a voz de alguém muito parecida com o que eu tinha em mente. Eu sabia que algumas pessoas ouviriam sua voz e pensariam que “não era isso que eu imaginava, imaginei que ela soasse como nada”, mas achei que era um sacrifício necessário para o fim do jogo.

Você odeia que Yuri roube a cena no segundo ato? Dan também.

Usuário do Reddit OblivionKnight92:
Eu tenho algumas perguntas sobre Natsuki. Mesmo quando você tente jogar sua rota, Yuri é empurrada para você de qualquer maneira mesmo que esteja claramente alinhado com a Natsuki.
Eu entendo isso provavelmente por causa da necessidade de o ato dois terminar daquele jeito, mas você sente que deu a Natsuki pouco conteúdo?

Eu esperava uma grande quantidade de foco para ela no ato dois depois de sua inclusão no ato um, mas isso não era muito o caso e eu estava um pouco desapontado com isso.
Eu sinto que falta muito tempo de tela para Natsuki em comparação com Yuri, que fica lhe empurrando para o caminho errado.

Dan:
Eu me sinto assim até certo ponto. Você está certo de que a atual falta de foco da Natsuki é, por necessidade, que o segundo ato culmine com aquele fim. Yuri obtém a maior parte do tempo de tela, mas é porque ela é o meio escolhido por Monika para fazer você odiar os membros do clube.

O segundo ato é mais sobre a Monika do que sobre Yuri ou Natsuki. Então, eu acho que não é tão simples como “dar Natsuki mais conteúdo” ou coisa do tipo, mas sim, eu gostaria de aproveitar o tempo para concretizar completamente cada personagem da maneira que ela merece, em um mundo alternativo se DDLC fosse um projeto muito maior do que isso foi.

Vocês gostam quando seus trabalhos acabam criando memes? Dan Salvato também, mas claro, sem ofender o coleguinha.

Usuário do Reddit Michelle_Johnson:
Qual é a sua impressão desse sub-reddit, da comunidade em geral, e daqueles nossos memes e tudo mais?

Dan:
Ver as pessoas se juntarem para conseguir mais conteúdo do DDLC me traz uma alegria enorme. Memes são parte disso, e alguns deles me fazem dar uma boa risada. Tudo está bem, desde que 1) todos se respeitem no final do dia e 2) Não me arrastem para isso, porque não estão ao meu alcance para que eu intervenha.

Aprenda como responder de forma evasiva com Dan Salvato.

Usuário do Reddit acerolatheroyal:
Tudo o que você escondeu no jogo já foi descoberto?

Dan:
Sim, tenho certeza. É difícil ocultar coisas muito profundas quando é tão fácil descompilar os scripts do jogo. Por isso, eu estou me referindo a Easter Eggs diretos e ao conteúdo do jogo, não coisas como linhas preguiçosas obscuras ou o que quer que seja. São nessas aí que as teorias entram, e eu gosto de ficar de fora quando se trata dessas.

Dan Salvato é um homem dedicado.

Usuário do Reddit Lyndis_Caelin:
Uma pergunta fora de questão: você fez todo o roteiro, os poemas (incluindo o conteúdo da creepypasta) ou você teve outros na equipe para fazer isso?

Dan:
Eu escrevi tudo.

Você ficou decepcionado porque a Monika não destruiu seu computador? Reclame da boa educação de Dan.

Usuário do Reddit BAAAARD:
Havia algo que você queria fazer para mexer com o jogador, mas finalmente decidiu que não? Devo dizer que fiquei um pouco desapontado com o fato de o meu papel de parede da área de trabalho ficar intacto, eu precisei mudá-lo para Monika manualmente.

Dan:
Eu decidi não fazer mudanças fora da pasta do jogo, porque é desrespeitoso mexer com as coisas das pessoas assim. Eu poderia ter mantido novas idéias e efeitos legais para incluir no próprio jogo. Seria legal se o jogo tivesse ainda mais efeitos aleatórios do que ele atualmente tem.

Saindo de Doki Doki um pouco

Usuário do Reddit FPTN:
Quem é sua garota favorita no Love Live?

Dan:
Nico porque tenho um gosto horrível. Já aceitei isso.

Você também ficou revoltado porque Yuri se matou usando uma faca de cozinha? OQUE? Como assim você não percebeu esse detalhe!?

Usuário do Reddit Flusteredmmmmmmmmmmm:
1: Por que a faca de Yuri é uma faca de cozinha genérica? Eu achei essa escolha um pouco estranha após a descrição detalhada de sua faca no primeiro ato e é uma das coisas que eu simplesmente não consigo superar.

2: O protagonista pretendia ser um enorme idiota desde o início, ou isso se desenvolveu ao longo do tempo? Houve muitos momentos em que detestei o MC (Main Caracther, ou protagonista).

Dan:
1. É um pequeno erro na arte, isso acontece aqui e ali no jogo.

2. O MC foi projetado para se comportar como um típico protagonista de VN, que, no final, o torna bastante desagradável como pessoa. Suas interações com os membros do clube são baseadas em torno do que você esperaria de outros jogos de romance.

Ele é condescendente e um pouco significante para a amiga de infância (Sayori).
Ele provoca a menina tsundere (Natsuki).
Ele é caloroso e mais confiante para com a menina tímida (Yuri).
E ele não está confiante com a menina popular / estrela (Monika).

O MC é projetado como um dos pontos sátira para jogos de romance típicos e como muitas trocas estranhas ou questionáveis levaram de alguma forma as meninas a se apaixonar por você.

Eu acho que vi muitos jogadores VN experientes reagindo tipo “Hah, sim, é claro que isso aconteceria”, enquanto muitos jogadores novatos de VN estiveram tipo “POR QUE você diria isso / faria isso com ela”. Fico feliz que isso esteja recebendo alguma atenção, porque pode ser uma declaração que vale a pena pensar quando se trata de novelas visuais.

Dan não quer nos dar nada além de uma boa história.

Usuário do Reddit:
Oi Dan. Uma pergunta para seus futuros jogos – agora que você fez um “meta” jogo, o que você está planejando fazer para o futuro?

Eu pergunto isso apenas porque parece que, uma vez que você fez o gênero, os seguintes jogos se tornam um seguimento de norma e realmente não atingirão um nível tão difícil quanto o primeiro que iniciou tudo.

De certa forma, eu pergunto como você planeja nos surpreender.

Dan:
Eu não planejo tentar reviver o que DDLC foi. Enquanto meu próximo jogo terá alguns elementos legais, ele se concentrará principalmente em ser apenas uma boa história.

Você também quer saber quando os Body Pillows oficiais de DDLC irão chegar a loja? Nunca, seu pervertido.

Usuário do Reddit Ekat_clan:
Olá! Eu tenho uma pergunta séria e uma pergunta não tão séria.
Sinto que Sayori foi escrita muito bem. Você já teve experiência com pessoas com esse tipo de depressão? Só diga o que você está com vontade de dizer, é claro, não quero incomodá-lo.

E quanto à minha pergunta não tão séria.
Quando os Body Pillows oficiais de DDLC chegam à loja?

Dan:
Sim, usei experiências da vida real como base para o comportamento de Sayori, bem como vários traços que os outros membros do clube exibem. Penso que por isso, me senti muito natural escrever os personagens como fiz, com esses tipos de conflitos.

Fiquei muito emocionado quando descobri quão fortemente as pessoas se relacionavam com algumas das inseguranças dos personagens, e acho que isso não teria sido possível se eu não estivesse tão familiarizado com pessoas semelhantes na minha vida.

DDLC é a Obra final, não esperem uma sequel… Mas nada nos impede de sonhar com uma prequel!

Usuário do Reddit TruceyW:
O final especial é uma parte real do jogo ou apenas uma Easter Egg?
Depois de ver todo o nosso amor pelo DDLC, você realmente não produzirá mais conteúdo relacionado? Não precisa ser outro jogo.
O que você acha dos mods visando transformar o DDLC em um VN real normal?

Dan:
O final especial é um pouco de ambos. De todos os personagens, Sayori ficou muito emocionada ao ver que você tentou tanto fazer com que todas fossem felizes, e acho que foi suficiente para que ela pudesse se contentar com o final do jogo.
(Sayori is Best Girl Confimed)

Estou sempre feliz de ver o conteúdo de fã em geral, desde que sigam as diretrizes de conteúdo do fã. Adoro ver a comunidade encontrar maneiras de obter mais do DDLC do que o que o jogo oferece. E eu acho que os membros do clube merecem isso também.

Dan é um filósofo contemporâneo. Ou quase.

Usuário do Reddit SabinSuplexington:
O que fez você querer fazer um jogo como este? Você queria mexer com as percepções do jogador para fazer um jogo mais perturbador do que o habitual, ou você também
queria que as pessoas pensassem sobre problemas de saúde mental também?

Dan:
Eu tive alguns motivos para esse jogo. Eu queria ajudar a demonstrar as capacidades da ficção interativa, fornecendo algum tipo de experiências que apenas um videogame poderia fornecer. Eu queria incomodar pessoas e fazê-las pensar sobre a vida e coisas incômodas. E eu só queria fazer uma história decente com personagens que valem a pena se preocupar.

Mangá é um meio que combina linguagem e ilustração para transmitir uma história ou enviar uma mensagem. É definitivamente literatura.

Essa é pra vocês que gostam de bulinar a Sayori, seus malvados.

Usuário do Reddit UrWaifuIzShit:
Como você se sente sobre a comunidade praticando bullying contra Sayori?

Dan:
Sayori é preciosa e merece ser amada. Eu responderei o mesmo sobre qualquer um dos membros do clube.

Achou que Doki Doki veio antes do ARG dentro dele? Vai sonhando.

Usuário do Reddit diamondbonn:
Eu tenho a maior questão para um deus da literatura, como você. Quantas noites você acordou revisando o roteiro em sua cabeça? Mandando a real, essa é a me*** mais bem escrita que eu vi neste ano.

Dan:
Obrigado, é um grande elogio. O DDLC é curto o suficiente para que não fosse irresistível fazer conexões interessantes e avanços naturais da trama. Temas e motivos recorrentes são tão poderosos aqui. Então eu tentei muito quando escrevi certas cenas ou diálogo para me perguntar “Como posso amarrar isso em uma verdade oculta, ou prenunciando, ou um padrão recorrente?”.

Eu acho que funcionou bem para mim porque a base para a história e os personagens é tão simples e fórmica, então eu poderia realmente me concentrar na carne embaixo da superfície fácil. Então, se o jogo não se baseasse em uma fração genérica de vida e simples arquétipos de personagens, eu acho que teria trabalhado muito mais e conseguido um resultado pior.

Essas foram algumas perguntas e respostas das mais de 400 respondidas por Dan Salvato. Elas foram escolhidas com base na relevância e avaliação dos usuários, caso queria ver mais respostas de Dan Salvato, você pode ir para o tópico do Reddit usando o link abaixo.
(https://www.reddit.com/r/DDLC/comments/7dvb70/hello_my_name_is_dan_salvato_i_created_doki_doki/)

Gostou? Então comente abaixo se deseja uma nova coletânea de perguntas e respostas de Doki Doki por Dan Salvato (De preferência que tenha como fonte o Reddit, zoas, a gente pode pegar de outro lugar).

Não se esqueçam de curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram. Obrigado pela leitura e até a próxima.

Matheus Silva

Matheus Silva

Auxiliar de cortador de cana em 1 Real a Hora
Eu não corto cana, mas é como se eu cortasse cana.
Matheus Silva