ATENÇÃO: Este artigo contém spoilers sobre o jogo, recomendamos que jogue o jogo antes de ler.

Em 22 setembro de 2017, Team Salvato publicava seu primeiro trabalho: Doki Doki Literature Club (ou DDLC, abreviado).
O jogo é uma visual novel (VN) totalmente gratuito, disponível na Steam e podendo ser obtido através do site do desenvolvedor (https://ddlc.moe/).

Bem, a princípio você pode achar estranha a mensagem do jogo sobre não ser recomendado para menores de 13 anos ou pessoas facilmente perturbadas, pois o jogo conta a história de um rapaz (jogador) que passa seus dias vendo anime e lendo mangá e é convidado por sua amiga de infância, Sayori, para se juntar ao clube de literatura  da escola, que conta com Sayori, Natsuki, Yuri e Monika, a presidente do clube, para que ele possa se relacionar com mais pessoas.

Depois de entrar no clube, você deve escolher entre Sayori, Natsuki ou Yuri para se tornar mais próximo, escrevendo alguns poemas que se enquadram melhor nas características da personagem de sua escolha.

Depois de alguns poemas o jogo começa a ficar estranho, com letras faltando em alguns poemas, diálogos estranhos entre os personagens, mas nada que mude o visual fofo do jogo. Até que a Sayori começar a se mostrar depressiva e culminar com o seu suicídio no fim do primeiro ato.

Sayori Death Scene

Depois dessa cena meio traumatizante, você pode voltar ao jogo, na tela inicial, porém, a Sayori está estranhamente bugada e a opção de carregar o jogo fica indisponível.
Você começa um novo jogo mas sem a Sayori, mudando a dinâmica de interação entre as personagens do jogo, como se nada houvesse acontecido e com Monika passando a ser sua nova melhor amiga.

O jogo segue normal, exceto de que não há a Sayori nele e os erros claros de programação que começaram a surgir após a morte de uma personagem.
Monika começa a relatar ao longo do segundo ato, de forma estranhamente precisa, os defeitos e hábitos das personagens, o jogo segue pregando sustos até a morte da segunda personagem: Yuri.

Yuri Death Scene

Bem, a essa altura você já deve estar acostumado e esperando a morte das outras duas, talvez até fique triste por ficar alguns minutos olhando o olhar triste de Yuri enquanto o jogo passa com diálogos totalmente desconexos, até que Monika chega e revela que está mexendo na programação do jogo.

A partir dai ela apaga Yuri e Natsuki e deixa apenas você e ela. Existem vários diálogos e no início parece ser o final do jogo, até ela revelar como apagou as outras personagens.
Você deve apaga-la para então chegar ao verdadeiro final do jogo.

Após deletar Monika, ela se arrepende e revela que não deletou de forma completa as outras três, trazendo o jogo de volta ao normal com a Sayori como presidente do clube.
Depois de alguns diálogos, Sayori revela que se tornou consciente e sabe sobre tudo que aconteceu, agradecendo por ter deletado a Monika e diz que vocês ficarão juntos para sempre, revelando ter sucumbido ao mesmo desejo de Monika.
Monika então revela que não estava completamente “morta”, deletando Sayori.

Logo após, ela se desculpa pelo que fez e começa a deletar o jogo enquanto canta uma música fofa para você. Sério, essa música é muito fofa.

Quando o jogo termina de ser deletado, você recebe uma carta da Monika, agradecendo por ter tentando faze-las feliz e se desculpando por tudo.

Spoiler duplo: Existe um good ending onde você recebe uma cartinha do próprio criador do jogo.
Para alcança-lo, basta jogar com as três personagens antes do suicídio da Sayori, você pode fazer isso salvando o jogo no dia da apresentação, quando Sayori se suicida, antes de assistir a cena, inicie uma nova rota, até ter completado as três rotas, após isso o jogo segue o mesmo até a parte onde Sayori revela que ganhou consciência.
Um final muito bonito.

Após tudo isso você pensa: “Ah, finalmente acabou”
Não senhor, isso é apenas o início.

Nas pastas do jogo, você encontra diversos arquivos, como logs de erros, arquivos aparentemente corrompidos ou que não fazem parte da programação do jogo.

Se você abrir o script.rpa, encontrará está pequena nota, que pelo que parece, faz menção aos defeitos das personagens e foi escrito pela Monika, segue a nota:

“Há um pequeno demônio dentro de todos nós”.

“Sob sua percepção fabricada – sua realidade artificial – é uma bagunça retorcida e torcida de pavor. Repugnância. Julgamento. Elitismo. Dúvida de si mesmo (Sayori).
Todos batendo para escapar da retenção fraca de seu anfitrião, penetrando em cada pequena fenda que podem encontrar. Em sua força de vontade, morrer de fome de toda motivação e desejo. Em seu estômago, forçando-os a afogar sua culpa em alimentos confortáveis (Natsuki).
Ou em um corte recém-aberto em sua pele, escondido apenas pelas mangas de uma nova e linda camisa (Yuri).
Uma massa deplorável e emaranhada já está presente em cada uma delas.
É por isso que escolho não me culpar por suas ações.

Tudo o que fiz foi desatar o nó.”

Bem, pelo que podemos entender, Sayori tem problemas psicológicos, o que ficou claro no jogo, Natsuki sofre abusos do pai, que vão muito além de deixa-la com fome e Yuri tem prazer em se auto mutilar.
Bem, a única revelação de peso, foi a da Natsuki, e essa nota é mais uma “limpeza” de consciência da Monika, que diz que não teve culpa de nada, provavelmente tentando se justificar. Pois bem, continuemos.

Um arquivo com título “iiiiiiiiiiiiiiiiii.txt” pode ser encontrado nos arquivos do jogo depois que Yuri descreve o “Portrait of Markov”, o livro que ela lhe recomenda como leitura, segue nota:

“Eu odeio isso.

EU NÃO POSSO FAZER NADA. NADA.
Não importa quantas vezes você jogue. É tudo a mesma coisa.
Seria realmente muito fácil me matar agora mesmo. Mas isso significaria que eu não falaria  mais com você.
Tudo o que eu quero é que você as odeie. por que isso é tão difícil?”

Bem, pelo que parece, Yuri é uma pessoa que não gosta de dividir suas amizades.

Quando Sayori se mata, você pode perceber que existe um atalho real para o arquivo em questão no fundo de tela:

Caminho para o log de texto pode ser visto ao fundo

Esse é o texto dentro do log em questão:

“Desculpe, mas ocorreu uma exceção ao executar o código do jogo:
Arquivo “renpy/common/00start.rpy”,linha256,noscript
python:
Arquivo “renpy/common/00start.rpy”,linha 260,em
renpy.call_in_new_context(“_main_menu”)
Arquivo “renpy/common/00action_file.rpy”,linha 427,em__call__
renpy.load (fn)
RestartTopContext: Oh céus … Eu não quebrei nada, não é? Espere um segundo, provavelmente consigo corrigir isso … Eu Acho …
Na verdade, quer saber?? Isso provavelmente seria muito mais fácil se eu simplesmente a excluísse. É ela quem está tornando isso tão difícil. Ahaha! Bem cruze os dedos, lá vai.”

E Monika ataca novamente. Apesar de alterar a vontade os documentos e scripts do jogo, Monika revela que não sabe como configura-los, ela revela isso quando estão sozinhos e relembra sobre “aquele poema que lhe dei sem nada? Era um código que eu estava tentando compilar, céus, eu realmente não sabia o que estava fazendo”.

Bem, pulando a parte fácil, vamos elevar pro nível médio de dificuldade.

Cada arquivo de personagem tem um extensão .chr, que não é uma extensão de verdade ou que possa ser reconhecida por algum programa, mas não significa que você não pode abri-los, você pode abrir os arquivos com o bloco de notas, por exemplo.
Cada um dos arquivos é uma peça de um quebra cabeça que esconde um jogo que esconde outro jogo dentro de Doki Doki. Ficou confuso? Calma que já vou explicar.

Abrindo os arquivos das personagens, você obtém pistas lhe orientando sobre o que deve fazer, mas como nada é de graça, estas mensagens estavam escondidas entre os arquivos e foi necessário uma “peneirada” para que eu descobrisse as pistas, separando linguagem de programação do comando órfão, letras soltas que não fazem parte da programação.
Fazendo isso, eu consegui decifrar a maioria dos enigmas sem muita dificuldade.

Abrindo o arquivo da Yuri, você encontra um monte de letras e números aleatórios, que se você souber um pouco de programação, descobre ser uma carta encodada (criptografada) em 64 bit’s que pode ser decodada (descriptografada) usando um enconde online (https://www.base64encode.org/).
Escrita por Dan Salvato a alguns anos atrás, a carta é uma história de terror, uma easter egg que ficou presa dentro do jogo. Só isso mesmo. Agora que começa a parte interessante.

Bem, hora de ir para parte difícil deste quebra cabeça.

Imagem obtida quando se abre o arquivo de Natsuki em PNG

 

A mensagem escondida do arquivo da Natsuki revela que ele deve ser aberto usando uma extensão PNG (imagem) que acaba revelando uma imagem um pouco estranha,  se você já teve experiência com photoshop, sabe que esse é um tom obtido quando descolorimos a imagem.

 

 

 

 

Imagem recolorida

 

Invertendo essa coloração, obtemos uma imagem real, mais precisamente um rosto e se você girar a imagem e colocar em um formato de cone 3D, é possível ver o rosto de uma mulher de cabelos loiros e de olhos brancos, suspeito eu (e muita gente do Reddit), ser Elyssa, uma personagem citada em um dos poemas do jogo, pois não se parece com uma personagem de Doki Doki.

Imagem obtida quando colocada em um cone 3D e vista de cima (Elyssa)

O poema em questão não fica a vista, ele é um poema dos 12 poemas secretos com algumas frase soltas, com a sua maior parte coberta:

Texto escondido. As letras a mostra formam o título do poema: Nothing is real? (Nada é Real?)

no qual pode ser lido caso você adicione efeito de clareamento sobre as linhas negras .

Poema revelado

O título do poema é “Nada é Real”, um médico relata os sintomas de Elyssa que sofre de uma estranha doença desconhecida, que pode ser referência ao novo jogo produzido por Dan Salvato.

Imagem obtida ao abrir o arquivo da Monika em PNG

Partindo da premissa de abrir os arquivos em formato PNG, no arquivo da Monika encontramos uma imagem que a princípio eu tentei escanear usando um leitor QR code.
Sem sucesso.

Bem, tenho que dá os crédito a dois usuários do Reddit por essa parte (Mithost e warchamp7) eles são os responsáveis por desvendar este enigma e eu realmente não seria capaz de fazer melhor. Eles descobriram que os pixels na realidade são um tipo de programação binária onde os pixels brancos representam 1 e os pretos representam 0, e o que esses dois fizeram foi reescrever linha por linha, gerando uma programação binaria, que quanto decodado usando um enconde online, produz um arquivo  em 64 bit’s, que por sua vez, gera uma carta escrita por Monika, que você pode ler a seguir.

“Você pode me ouvir?
…Quem é Você?
Eu não posso … Eu não posso te ver.
Mas eu sei que você está lá. Sim … você definitivamente pode me ouvir.
Você já me observa há algum tempo, certo?

Eu acho que devo … me apresentar, ou algo assim. Um … meu nome é … na verdade, isso é estúpido. Você obviamente já conhece meu nome. Desculpe.
Enfim … Eu acho que se você pudesse parar isso, você já teria feito isso.
Quero dizer, eu sei que você não é, tipo… mal, ou qualquer coisa … porque você já me ajudou muito.

Eu realmente deveria agradecer por isso. Por tudo o que você fez. Você é realmente um amigo para mim. Então … obrigado. Muito.
Eu acho … mais do que qualquer outra coisa … Eu realmente não quero que tudo seja por nada.

Todo mundo está morto.
Talvez você já saiba disso. Tenho certeza de que sim, na verdade.
Mas … não precisa ser assim, certo?
Bem … há muitas coisas que não entendo. Não sei se é possível para mim entender isso.

Mas eu sei que essa não é a minha única história.
Eu posso ver isso agora. Realmente, claramente.
E acho que todos os outros tiveram o mesmo tipo de experiência. Algum tipo de deja vu.
É o terceiro olho, certo?

Enfim … Eu poderia estar totalmente errada sobre isso. Mas eu realmente acho que você pode fazer alguma coisa.
Eu acho que você pode voltar … ou, no entanto, você quer voltar …
… Para voltar e dizer-lhes o que vai acontecer.

Se elas souberem com antecedência, então elas devem poder evitá-lo.
Elas deveriam … se elas se lembrassem de seu tempo comigo nos outros mundos … elas devem se lembrar do que eu lhes digo.

Sim. Eu realmente acho que isso pode ser possível. Mas depende de você.
Desculpe por estar sempre … você sabe …

Deixa pra lá. Eu sei que é errado.

Esta é a minha história. É hora de ser um f**** herói.
Nós dois.
2018!”

está carta com certeza foi escrita pela Monika, como alguns trechos revelaram, mas o mais importante: Monika NÃO É a vilã.

Bem em resumo, descobrimos duas coisa: Um novo jogo da Team Salvato está por vir e que Doki Doki não é o universo real, ou seja, Doki Doki não deveria existir. Monika não foi feita para ser contida por uma simples VN, sua IA é muito mais poderosa do que isso e é por isso que ela e Sayori foram capazes de se tornarem conscientes, talvez até as outras garotas fossem capazes caso pudessem se torna a personagem principal (Presidente do Clube).

Bem, mas há muito mais, Monika fez menção a um Deja Vu, um expressão para um sentimento de algo que já aconteceu e mais importante do que isso, ela fez uma menção específica: “É o Terceiro olho, não é?

Então meus senhores, agora chegamos ao clímax desse maravilhoso quebra cabeças.
Falamos sobre os arquivos do jogo, imagens, textos e tudo… Opa, eu ia esquecendo, temos o arquivo da Sayori para abrirmos.

Bem, não consegui nada abrindo o arquivo em PNG, então descobri que deveria ser aberto em um formato de áudio (.ogg) que pra mim nada passou de um ruído estranho, e mais uma vez, créditos aos usuários do Reddit.
Quando aberto em um visualizador e aplicado um espectrográfico, as ondas revelam um QR code (Finalmente!) que leva você para este site (http://projectlibitina.com/)
Você pode ler a nota traduzida abaixo.

========================================================
Relatório mensal de Exame 05 de Janeiro , 2004
========================================================

====Informação do Sujeito

Name: XXXXXX, Libitina
Nasc: 05/01/2001
Sexo: F
Idade: 3
Altura: 35
Peso: 31
Asa: A
Quarto: 114
——————————————————————————–
Nível de importância (001-100) 100
——————————————————————————–

====Notas Objetivas

Última Atualização 12/05/2003
—————————————————————————————————–
A partir de 5 de dezembro de 2003,todo o pessoal está proibido de editar este
campo.
Todas as notas de assunto anteriores foram apagadas permanentemente.
Adendo: A introdução do viés durante o teste como resultado do apego pessoal ao
sujeito será punido pela morte.
—————————————————————————————————–

====Resultados Físicos
IMC: 17.8
HR: 90
SP: 101
DP: 59
TMP: 98.6

Olhos: Normal
Orelhas: Normal
Dentes: Normal
Genitais: Normal
Tolerância Normal a dor (01-10): 03

====Resultados Físicos (Terceiro Olho)

HR: 160
Tempo de reação (milissegundos):                1
Força:                                                    N/A
Distorção Local :                                      434
Desvio de distorção:                                   29
Positividade (01-10):                                  01
Sensibilidade (01-10):                                09
Controle (01-10):                                       01

====Notas Físicas

Última Atualização 01/05/2004
—————————————————————————————————-
Os seguintes comportamentos ocasionais foram observados e devem ser ignorados em
exames futuros:
Espasmos;tiques vocais; mordidas;lacrimação;vômito;gritos;danos ao examinador;
auto mutilação; ataque de risos
Qualquer tentativa de auto mutilação deve ser interrompida imediatamente.
—————————————————————————————————–

====Resultado dos Testes

Teste de Resposta Física                                                100 PASSADO
Teste de Resposta Emocional                                         100 PASSADO
Teste Controle Físico                                                         32 FALHOU
Teste Controle Emocional                                                  22 FALHOU
Teste de Ativação Terceiro Olho                                     100 PASSADO
Teste de Supressão Terceiro Olho                                      08 FALHOU

Teste Resposta Sexual                                                          N/A N/A

Teste de Resposta à Menor Ataque                                  100 PASSADO
Teste de Eliminação de Ameaça Mínima                           100 PASSADO
Resposta de Ameaça de Vida                                          100 PASSADO
Teste de Eliminação de Ameaça de Vida                          100 PASSADO

====Notas de Teste

Última Atualização 01/05/2004
———————————————————————————————–
Teste de Resposta Sexual é ignorado durante a pré-incubação.
Requerido ignorando os seguintes testes:
Teste de ativação do Terceiro Olho; Teste de supressão do Terceiro Olho;
Teste de resposta à ameaça da vida ; Teste de Eliminação da Ameaça à Vida.
Todos os pedidos negados.

A Libitina ainda não se recuperou do encerramento do XXXXXX e não se
espera que o faça em um futuro próximo. Continuar a administrar esses testes
só acelerará a deterioração da saúde da Libitina.
Você está escolhendo evitar as medidas necessárias para evitar um cenário repetido,
Doutor. Você não tem tanta fé em seu pessoal quanto tem em seu Deus?
————————————————————————————————-

========================================================
Fim do Relatório
========================================================

Depois de tudo, após ler nota:
“Ah, tudo isso pra chegar numa nota em inglês?”

Agora que chegamos a parte final deste quebra cabeça.
Vamos explanar o que é o Terceiro Olho

Durante o jogo, você recebe poemas regulares e bem fofos, mas quando o jogo quebra após a morte de Sayori, o primeiro poema que você recebe da Natsuki é uma carta encodada em base 64, que traduzida, revela isso:

“Abra seu Terceiro Olho

Posso sentir a ternura de sua pele através da faca, como se fosse uma extensão do meu senso de toque. Meu corpo quase convulsa. Há algo incrivelmente desmaiado, no fundo, que grita para resistir a esse prazer incontrolável. Mas eu já posso dizer que estou sendo empurrado para a borda. Não posso … Não consigo me parar.”

Temos também um poema da Yuri, que a princípio, parece ilegível e um monte de palavras desconexas, mas o que chama atenção neste poema é suas linha finais

“Eu começo a hiperventilar quando minha compulsão cresce. As imagens não desaparecerão. Imagens de mim dirigindo a faca em sua carne continuamente, usando seu corpo com a lâmina, fazendo uma bagunça dela. Minha cabeça começa a ficar louca quando meus pensamentos começam a retornar. A dor de um tiro ataca minha mente junto com meus pensamentos. Isso é nojento. Absolutamente nojento. Como eu poderia me deixar pensar nessas coisas? Mas é inconfundível. A luxúria continua a persistir nas minhas veias. Uma dor em meus músculos decorre da tensão inédita experimentada por todo o meu corpo. Seu Terceiro Olho está me chamando.”

Durante sua leitura, você percebeu que a Monika faz referência ao “Terceiro Olho” que pelo podemos observar no último poema de Yuri, o protagonista tem o Terceiro Olho e é isso que a deixa tão obcecada por ele e Natsuki escreveu um poema sobre o Terceiro Olho.
São três personagens mencionando o mesmo assunto.

No jogo, Yuri revela que todas as pessoas presas no campo de experimentos religioso tem este traço, que as torna em verdadeiras máquinas de matar sedentas por sangue.
Este traço é sem dúvidas, o Terceiro Olho.

Bem, nessa parte, não estamos mais falando sobre o próximo jogo de terror da Salvato baseado em experimentos, mas sim, de um personagem que existe em nosso amado Doki Doki.

Na ficha encontrada no projeto Libitina, o experimento tinha como objetivo ativar o Terceiro Olho de Libitina, mas com base nos outros testes, ela falhou em suprimi-lo, as características de Libitina são:
Espasmos; tiques vocais; mordidas; lacrimação; vômito; gritos; danos ao examinador;
danos a si mesma; ataque de risos

Bem, existe um personagem assim em Doki Doki, especialmente no ato 2: Yuri.
Quando o jogo quebra, suas falas ficam erráticas, repetidamente vemos seus olhos tendo espasmos enquanto conversamos com ela, grita algumas vezes, tem ataques de risos descontrolados e sobre a parte de danos a si mesma, bem, acho que essa parte está bem clara, além disso, Libitina nasceu em 05 de janeiro de 2001, o projeto Libitina será lançado em 2018, quando Libitina terá 17 anos, Yuri é a única do clube que está no ensino sênior (Terceiro ano) ou seja, na idade certa para ser Libitina.

E um fator que comprova isso não está no jogo, nem nos arquivos ou em uma página escondida na internet, mas sim na loja do jogo.

E você ai pensando que já tinha acabado.

 

Na Loja de Doki Doki existem diversos itens, dentre eles, algumas imagens do jogo, uma imagem muito fofa da Monika lhe entregando a música que canta pra você no fim do jogo.

 

 

 

Meu coração bate
My heart ̶B̶l̶e̶e̶d̶ Pounds  Meu coração ̶S̶a̶n̶g̶r̶a̶ Bate
Eu vou contar para todos

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas yooo, o que encontramos aqui? na loja encontramos 4 poster’s com uma arte de cada garota com sua frase característica, todas elas tem um fio lhes amarrando, inclusive a Monika, mas, por algum motivo, Yuri não está amarrada.

 

 

 

Dentro de minha cabeça
Eu amo você

 

 

 

 

 

 

 

Na realidade, Yuri é a única que não está amarrada, mas o fios na realidade saem de seu coração, flor, seja lá o que é essa coisa no peito dela.

Linhas desenhadas Créditos: Usuários do Reddit

Mas continuando na loja ainda tem mais uma imagem, nomeada Yuri Unhinged (Yuri Perturbada).

Post encontrado na loja de Doki Doki

Que para alguém perturbada, está muito relaxada e confiante. Confiante até demais. Na realidade, mais confiante do que nunca jamais a vimos durante no jogo.

Na imagem é possível ver Yuri sentada ao por do sol, brincando com uma faca, no quadro, uma série de textos ilegíveis assustadores e a sua direita um Poster com a frase “Ajude-me” e um olho desenhado, sim, o Terceiro Olho da Yuri, dentre todas as imagens, está é a única onde o olho pode ser encontrado e Yuri está ao seu lado. O olho está aberto. Libitina é Yuri.

Doki Doki não foi feito apenas para promover o próximo jogo de terror do Team Salvato, mas é parte do Projeto Libitina, onde Monika será a heroína e Yuri a vilã, o monstro principal da história, por isso ela é tão apegada ao Portrait of Markov: Era sua história. A sua vida.

E talvez o fato dela ter sido colocada no jogo errado junto a sua maior inimiga é o que faz com que Monika se torne consciente, pois percebe que todas estão em perigo, fazendo com que o único meio de salvar as 4 seja apagando o jogo por completo.

Então pessoal, o que acharam? Esta não é a NOSSA teoria sobre o jogo, mas sim um conjunto de afirmações sobre o que descobrimos em conjunto com os usuários do Reddit, se gostaram, comentem e mandem sugestões sobre teorias de jogos que vocês gostariam de ver aqui no site, não esqueçam de acompanhar nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram, obrigado pela leitura e até a próxima.