Annabelle 2 – A Criação do Mal é um filme norte-americano de terror – e muito suspense – do ano de 2017, escrito por Gary Dauberman, produzido por James Wan e dirigido por David F. Sandberg. Apesar de ser o segundo filme da franquia, a história se passa antes de “Annabelle 1”, explicando a produção da boneca e a origem de todo o seu poder (como é explícito no nome).  O filme será lançado em 17 de agosto nos cinemas do Brasil.

Embora eu me decepcione muito com continuações de filmes de terror – o que de fato não aconteceu dessa vez – ainda sim, criei certa expectativa para a história. Acredito que o trabalho exercido por David F. Sandberg na direção do longa-metragem sobressaiu-se quando comparado ao de John R. Leonetti, afinal, por se tratar de uma origem trágica e assustadora, a boneca se tornou bem mais interessante, algo que Leonetti não conseguiu impor em seu trabalho. Além disso, Sandberg utiliza cenas impactantes e comoventes bem no início do filme, fazendo com que o público crie um maior apego e consequentemente sofra por cada personagem.

Conforme o desenrolar da história, é incrível como ocorre certo “rodízio de protagonismo” entre as atrizes Lulu Wilson (que interpreta Linda) e Talitha Bateman (interpretando Janice), por mais que sejam bem novas, suas atuações no filme foram espetaculares. Por outro lado, com uma leve exceção de Philippa Coulthard (Nancy), o restante do elenco foi bem discreto, mesmo que, não cheguem a ser apresentações ruins.

Gostaria de ressaltar também o ótimo trabalho do diretor de fotografia Maxime Alexandre, dando todo o suporte necessário para que as cenas mais assustadoras viessem de lugares inesperados e além disso, juntamente com Sandberg, não deixaram que a boneca Annabelle se transformasse em um “Chucky”, posicionando-a sempre corretamente de maneira que não fosse visível ao público.

De fato, Annabelle 2 foi bem superior ao primeiro filme. Assisti em uma sala 4dx, e talvez isso tenha melhorado muito a minha experiência, inclusive acho altamente recomendável que assista em uma dessas salas caso tenha uma oportunidade.