Dunkirk é o novo filme de Christopher Nolan, diretor da trilogia Batman e de Interestelar, que retrata um evento no início da Segunda Guerra Mundial: a Operação Dínamo. Também conhecida como o Milagre de Dunquerque, a Operação Dínamo foi responsável pela evacuação de aproximadamente trezentos e quarenta mil soldados que estavam sofrendo diversos ataques na cidade de Dunquerque, na França.

O longa nos mostra como foi a evacuação e o lado humano da guerra. Enquanto outros filmes  mostram um herói em meio ao caos, nesse vemos pessoas normais desesperadas para sobreviver e conseguir voltar para casa. Nolan consegue nos transportar para a situação de uma forma que sentimos a carga dramática de cada personagem, a tensão de cada situação, ou seja, sentimos tudo que personagem vivencia e torcemos para o melhor.

Resultado de imagem para dunkirk wallpaper

Dunkirk nos apresenta três pontos de vista diferentes: um aviador, um civil que se voluntaria para resgatar os soldados na ilha e um soldado. Nesses três panoramas, vemos como cada pessoa enxerga a guerra e o quão solitário é um homem em meio a ela, como ele precisa tomar diversas decisões para evitar sua morte e garantir sua sobrevivência. O filme realmente mostra que não há diferença entre certo e o errado quando a questão é a sua vida.

A trilha sonora ajuda a retratar o drama e a tornar o filme ainda mais emocionante, Hans Zimmer conseguiu criar uma trilha perfeita que combinasse com cada momento do filme. Inclusive, uma coisa a se destacar são os efeitos sonoros: cada tiro, cada explosão, cada barulho do cenário, parecia que estava acontecendo do seu lado.

Uma curiosidade sobre o filme é que ele foi rodado em IMAX na maioria das partes, aliás, eu assisti nesse formato e a experiência foi sensacional, um espetáculo visual e sonoro que certamente contribuiu para o meu mergulho no filme. Eu recomendo, de verdade, que assistam esse filme em IMAX, para que tenham a mesma sensação que eu tive.

Em suma, Dunkirk é mais uma obra de arte feita por Christopher Nolan. Ele consegue retratar esse momento da guerra de uma forma tão submersiva e dramática que faz você ficar tenso do ínicio ao fim. É um filme de esperança, de coragem e é um retrato do desespero em meio a guerra.

Na Operação Dínamo, mais conhecida como a Evacuação de Dunquerque, soldados aliados da Bélgica, do Império Britânico e da França são rodeados pelo exército alemão e devem ser evacuados durante uma feroz batalha no início da Segunda Guerra Mundial.

Dunkirk estreia nos cinemas brasileiros dia 27 de Julho.

José Victor
Segue ae!

José Victor

Estudante durante o dia, Redator Chefe do 1 Real de noite.
José Victor
Segue ae!