Em um vídeo no dia 11 de Janeiro de 2017 (quase um mês atrás) o youtuber mais bem sucedido do mundo, Pewdiepie fez um vídeo aonde ele via alguns serviços ruins que existiam para serem pagos em um site chamado Fiverr.  Porém, em um desses, ele pagou uma dupla de rapazes, provavelmente indianos, ou de alguma origem oriental aonde eles oferecem serviços que são obviamente ruins, e que fazem qualquer coisa por dinheiro, como simplesmente mostrar uma placa escrito “Death to All Jews”, ou “Morte a todos os Judeus”. A questão no vídeo, aonde o próprio youtuber se sente desconfortável e pede desculpas pelo ocorrido no vídeo mesmo que ele publicou, falando que ele não acreditava que os rapazes fossem fazer isso. Porém, alguns veículos de mídia, principalmente britânicos, taxaram o sueco de fascista e por fazer comentários anti-semitas. Mas pera lá, não é isso que acontece no vídeo.

Mas por quê cargas d’água o vídeo foi tão comentado assim? Pelo simples fato de que tudo hoje em dia, é sinônimo de ódio na internet. Mesmo o rapaz tendo se explicado durante o vídeo e dito que não tinha a intenção de fazer tal coisa e não imaginava que os caras fariam, isso só mostra como atualmente, nós temos que pisar em ovos quando formos fazer qualquer coisa relacionada a internet. O vídeo em si, não é ofensivo e muito menos mostra ele pregando ódio aos Judeus, tanto que o próprio youtuber como já citei, fica visivelmente desconfortável com o vídeo dos rapazes. O youtube, devido a pressão dos jornais, assim como a Disney, cortaram os laços com o rapaz. Não estou dizendo que o Pewdiepie é santo, afinal ele é bem grandinho para saber que isso poderia dar merda. A questão aqui é o velho “qual o limite do humor”? Se estamos repreendendo o Pewdiepie por algo que ele mesmo se desculpa no vídeo aonde a situação acontece, por que nós amamos South Park e todo o seu humor ácio, aonde eles zoam a religão de uma pessoa e ao mesmo tempo atacam sua possível sexualidade reprimida?

Eu sinceramente não entendo qual o problema de uma galera em que tudo, tudo MESMO, é motivo de ódio e polêmica acima do normal. Num mundo aonde tudo que nós vemos é discurso de ódio, mesmo que você peça desculpas no mesmo momento do ocorrido e diga que não era a sua intenção (e que você realmente não tem culpa se os caras fazem isso por dinheiro, imagina o que já mandaram eles falarem?) a gente vai perdendo tudo aquilo que é diferente do Politicamente Correto. Não querendo diminuir o movimento que o Politicamente Correto prega, mas tanto no humor quanto na vida, temos que ter duas vertentes de tudo. E tirando que, isso não foi feito com motivo de ofender Judeus, pregar nazismo ou ser “de extrema direita” como muitos jornais tão pregando. Se for assim, como que isso aqui ainda é cultuado e tem mais de 20 temporadas? Não me entendam mal, eu amo South Park do fundo do meu coração e eu acho o programa genial simplesmente por ser do jeito que tem que ser, escroto, sujo, incorreto e com humor ácido e fora de medida. O que as pessoas parecem não entender é que tudo agora é motivo de ódio, mas se for parar pra pensar, são as mesmas pessoas que hoje em dia olham para esse vídeo abaixo do South Park e não abrem nenhum ai, não fazem nenhum textão ou impedem o South Park de ser veiculado.

 

A pessoas querendo fazer “justiça desenfreada” e replicando as coisas sem realmente olharem os fatos, vão acabar acabando toda e qualquer opinião controversa, qualquer coisa que seja diferente do humor que eles querem pregar. Por que South Park é genial e o Pewdiepie por uma piada é um racista anti-semita? Esse é o principal problema disso tudo. Existem coisas tão piores e talvez muito mais escrotas do que o que o Pewdiepie fez e está aí rodando por bem mais tempo, o principal problema aqui não é a piada, e sim por que foi feita na internet “de hoje em dia”. O youtube pode até estar certo em não gostar da atitude do youtuber, apesar de que o problema entre o próprio Pewdie e o Youtube é bem antigo e desde algum tempo, os algorítimos do site tem feito ele perder dinheiro pois suas notificações não chegam para todos os seus 50 milhões de inscritos. O principal problema dessa situação é que pessoas são idiotas, e mesmo elas explicando que isso é errado e que você não deve ser idiota, as pessoas vão te repreender do mesmo jeito como se você fosse um monstro e fosse culpado por todos os males do mundo.

A internet tá um lugar chato de se morar.

Igor Pontes