Para a tristeza dos fãs, a IGN EUA confirmou que a Nintendo irá encerrar a produção do Wii U globalmente. A empresa havia declarado que pretendia cessar a fabricação do console em breve, mas não havia uma data específica. A respeito do Wii U, a Big N informou que o sistema vendeu mais de 13,5 milhões de unidades até o dia 31 de dezembro de 2016. Sendo que o console foi lançado originalmente em 2012.

Na madrugada do dia 31, o site Kotaku já havia descoberto que a empresa havia deixado de fabricar novos consoles no Japão por meio de uma atualização na página oficial da Nintendo.Em novembro do ano passado, a Nintendo já havia indicado que deixaria de fabricar o console no país, mas não havia indicado seus planos para o resto do mundo. Desde seu lançamento, em 2012, o Wii U vendeu abaixo das expectativas, em especial ao se comparar com seu predecessor, o Wii.

A Nintendo também já confirmou que The Legend of Zelda: Breath of the Wild será o último jogo da empresa a ser lançado para o console. A companhia japonesa está se preparando para o lançamento de seu próximo hardware, o Nintendo Switch, que chega em 3 de março de 2017.