Viagens interestelares, clones, armas com habilidades únicas, explorações que lhe levarão a lugares cada vez mais impressionantes! Estamos falando de Starbound.

Conhecido também como “Terraria Espacial”, Starbound é um jogo que tem como foco a exploração espacial, por isso, pode-se jogar com raças bem diferentes (eu fiquei impressionado com a criatividade para algumas raças, como os “novakid” que…bem…aparentemente são resto de “novas”). Cada povo tem sua própria característica, acarretando em diferentes “estilos” de várias coisas, desde sua nave até suas armaduras.

Resumão + Vale a Pena?

Ao terminar o tutorial, suas missões irão lhe levar até bares intergaláticos (aonde pegará missões “de verdade”), lá você ira conversar com novos NPC’s, fazer favores, reabastecer a nave, jogar fliperama (why not? hehe), comprar upgrades e etc. Como dito anteriormente, o game tem como foco a exploração, por isso, será muito comum você ter de achar um bioma específico ou uma escritura lendária em um planeta “X” (e isso pode demorar algum tempo e-e vai por mim). Ao entrar em novos planetas, encontrará novos problemas, podendo ser os monstros ou o bioma local. Para evitar problemas como estes aqui vão algumas dicas:

  1. Mantenha sua armadura com o MELHOR material possível. O upgrade é sempre dado pela base de armadura que você tem (o Upgrade consiste em um “chip” que é dado a você, por isso, se perder a armadura, não perderá o Upgrade).
  2. Faça suas armas com o melhor material possível. A primeiro momento você pode até achar os monstros fáceis e toscos…mas futuramente…meu amigo…”Cê ta fu*@#&”.
  3. Antes de descer a um planeta perigoso EQUIPE O UPGRADE CERTO! Você encontrará planetas com diferenças climáticas, atmosféricas e radioativas, para cada um deles é um “chip” diferente.

Agora, saindo do tema “exploração” e indo para “crafting” temos alguns pontos bem divertidos. Em crafting é possível fazer muitas coisas, todas com sua importância, tais como armas, armadura, bandagens, etc. Além de tudo isto, também pode ser feita para montar sua própria casa ou decorar sua nave (quem ama “housing” pira nisso), se você se interessa em estar sempre bem preparado para o que der e vier, ser um “suporte” ou somente decorar as coisas, aqui vão algumas dicas sobre construções:

  1. Em sua nave espacial há uma impressora 3d, use-a para escanear objetos novos e depois refaze-los sempre que quiser (com um custo, é claro).
  2. Existem várias “crafting table”, cada uma com uma utilidade. Por exemplo: Algumas podem fazer peças de madeira mais refinadas e bonitas, outras somente algo mais “rústico” mesmo.
  3. Leia com atenção o que o item construído fará! Quando ainda se esta pegando todo os reagentes necessários, todo metal, madeira, etc. é precioso, afinal, ninguém quer ter que ficar “uma vida toda” minerando tudo novamente por um erro bobo :p .

Se algo não lhe agrada no jogo, ou “falta” recursos, também pode-se usar MODS facilmente encontrados na comunidade do mesmo ( http://community.playstarbound.com/resources/ ). Ainda em “Early Acess”, Starbound tem atualizações quase todos os dias¹, trazendo sempre uma novidade para o player, tirando-o da “mesmisse”.

¹ = Ao instalar o game, existem 2 aplicativos, Starbound e Starbound-Unstable. Primeiramente atualiza-se quase todos os dias o Unstable (que funciona como um beta) para depois de algum tempo oficializarem no Starbound (o “oficial”).

Então? Pronto para explorar, colonizar, destruir o que bem entender? Então aperte os cintos, pois vamos decolar! (se disse “não” aperte mesmo assim, ou quebre o pescoço quando decolar :v ).


Um gameplayzinho básico para vocês: