Eai pessoal! Estou hoje iniciando uma série de reviews de Quadrinhos, hoje vou começar com Gotham DPGC: No comprimento do dever.

gotham_panini-696x1024

No ano passado, a Panini lançou esse encadernado, que vem com as 10 primeiras edições de Gotham Central, um quadrinho que saiu no ano de 2003, escrita por Ed Brubaker e Greg Rucka e com os Desenhos de Michael Lark. Aqui no Brasil essas histórias já tinham sido publicadas pela Panini em 2004 com o nome de Gotham City contra o Crime.

O quadrinho é sobre o Departamento de Policia de Gotham City, um personagem que já estava presente nas histórias do Batman. Dessa vez não contamos com a presença do Comissário Gordon, ou do Detetive Harvey Bullock, o primeiro se aposentou e o outro foi afastado. Nesse contexto são apresentados policiais enfrentando a loucura que é Gotham, cheia de maniacos criminosos.

13565760._SY540_

De inicio, temos a história que da nome ao encadernado, No comprimento do dever. Aqui vemos policiais acostumados a trabalhar com casos comuns, lidando com um vilão do Batman. Sr. Frio surge no meio de uma investigação sobre o desaparecimento de uma garota. Os policiais Marcus Driver e Charlie Fields se tornam vitimas do vilão. A UCG (Unidade de Crimes Graves) assume a investigação sobre o Mr. Frio. O policial Marcus Driver se sente no dever de participar da investigação em honra a morte de seu parceiro, tentando ter o minimo de ajuda possível do Batman. Após esse caso, ele retorna para a sua investigação original, com o dever de continuar o que seu parceiro iniciou. Outro Vilão do Morcego participa, dessa vez O Incendiário(Firebug).

36459724

O legal dessa história é ver como os policiais lidam com a dificuldade de combater o crime, com a presença do Batman ou não, como Gotham consegue ser a cidade mais perigosa do Universo DC. Além disso, personagens que poderiam ser confundidos com figurantes tem um ótimo destaque aqui, a dupla Jackson Davies e Nelson Crowe sempre aparecem em situações divertidas nesse encadernado.

Logo após temos um novo arco: Meia Vida. Agora temos Renne Montoya como centro das atenções. A detetive recebe ameaças de um cara que ela prendeu, no meio das ameaças surge uma foto revelando a orientação sexual de Renne no escritório da UCG. Essa história é muito foda pois mostra como é dificil lidar com o preconceito não só no local de trabalho, como na familia.

gothamcentral

Nesse arco temos como destaque Crispus Allen, o parceiro de Renee. Que faz de tudo pra resolver os problemas que surgem na vida da parceira. O vilão dessa vez é o Duas Caras, que revela ter uma história no passado com a detetive.

Gotham DPGC tem roteiros bem trabalhados e uma ótima arte. Mostra o dia a dia de Gotham por um angulo diferente do que estamos acostumados lendo Batman. É uma ótima leitura!

Nota:  8.4/10

Yago Feitosa

Yago Feitosa

CO-CRIADOR DESSA BAGAÇA, EDITOR E QUALQUER OUTRO BICO QUE EU PRECISE SER.
Yago Feitosa