Hoje, dia 20 é o dia da consciência negra aqui no Brasil. Um dia para lembrarmos das raízes da cultura negra brasileira, nesse dia, Zumbi dos Palmares morreu, ele foi um filho da puta? foi, mas não muda o fato de ele ter liderado o inicio da luta pela liberdade dos negros neste país. Após 320 anos, essa luta essa luta ainda continua, não só em terras tupiniquins, mas no mundo inteiro!

 

2940939-mrtintro
Mr. T, um exemplo de ator que conseguiu superar as barreiras da discriminação racial

 

Após a luta pelos direitos dos negros em vários países, ainda teve a necessidade de representatividade cultural, na musica, em danças e outras manifestações artísticas, barreiras que aos poucos foram ultrapassadas. Mas ainda existe uma barreira no que diz respeito a produtos da cultura pop. Personagens negros sempre foram escassos em filmes, séries, quadrinhos e games.

john-stewart-the-green-lantern-corps-6971546-400-411
John Stewart, um personagem que só se fodia nos quadrinhhos, encontrou sua redenção na animação da Liga da Justiça

Personagens negros foram inseridos nessas mídias, mas não eram bem apresentados, na maioria das vezes era o vilão ou um personagem secundário, ou só se fodia, como no caso do Lanterna Verde John Stewart . A piada de que o negro sempre é o primeiro a morrer veio disso. Piadas são engraçadas, mas também são um lembrete de situações tristes. Atores como Eddy Murphy, Mister T e Samuel L. Jackson conseguiram ultrapassar essa barreira representando de muitas maneiras que o negro não está diretamente ligado a marginalização e criminalidade.

peter-parker-e-miles-morales
Na esquerda, o Homem Aranha e na direita, o Homem Aranha

Recentemente as empresas que trabalham diretamente com a cultura pop passaram a adotar uma atitude voltada a representatividade de minorias. Um exemplo foi o caso de Miles Morales, o Homem Aranha do universo Ultimate, no inicio a maioria dos leitores reclamaram,  usando aquele argumento “não mexam no meu herói”, mas o herói (Peter Parker) continuou sendo o mesmo, o que aconteceu foi apenas a criação de um novo personagem que usa o mesmo nome  de herói. Com o tempo, Miles Morales conquistou o público e hoje em dia ele divide a atenção dos fãs junto de Peter Parker.

finn-anakin-lightsaber-149232

Outro exemplo de destaque de personagem negro é o Finn no vindouro novo filme de Star Wars, O Despertar da Força. Os fãs reclamaram inicialmente por ele aparecer vestido como stormtrooper, e depois surgiram vários comentários racistas por conta de ele ser um dos protagonistas, o que mostra que a luta contra a discriminação racial ainda existe. Espero que o Finn seja um personagem importante para a franquia e mostre a esses babacas que a cor da pele não interfere em nada. Ainda temos muito o que mudar em relação a cultura Negra, espero que as próximas gerações não exista esse problema.

 

 

 

Yago Feitosa

Yago Feitosa

CO-CRIADOR DESSA BAGAÇA, EDITOR E QUALQUER OUTRO BICO QUE EU PRECISE SER.
Yago Feitosa

Últimos posts por Yago Feitosa (exibir todos)