É comum que algumas pessoas tenham certo receio com a maioria dos produto derivados de Star Wars.
A primeira vista, a estratégia de explorar ao máximo o universo da saga pode parecer apenas uma manobra caça-níquel de George Lucas. E a verdade é que, muitas vezes, é mesmo. Existem muitos jogos, hqs e livros que poderiam ser melhor trabalhados.
Mas prepare-se para se surpreender com Star Wars: Herdeiro do Império,  o primeiro livro da Trilogia Thrawn, escrito por Timothy Zahn, porque este é um livro incrível!
Todos os elementos que amamos em Star Wars estão presentes aqui: cenas de ação incrível, jogos políticos, estratégias militares, o retorno de todos os personagens que amamos (Luke, Han, Chewie, Leia, Lando, Almirante Ackbar, todo mundo mesmo!) e o surgimento de novos personagens fortes e complexos.
Entre os novos personagens estão o grande Almirante Thrawn, um gênio na arte da guerra que estuda a psicologia de seus inimigos com base na arte e na cultura de suas espécies, e que ainda acredita na volta do império (a histórias se passa cinco anos após a destruição da Estrela da Morte) e Mara Jade, a enigmática contrabandista ruiva que alimenta um ódio misterioso por Luke Skywalker.
A escrita de Zann flui rapidamente, é repleta de diálogos e reviravoltas ágeis e as descrições de suas cenas de ação são fantásticas.
A obra também foi adaptada em uma história em quadrinhos pela Dark Horse Comics em 1995 em 1995 e já teve uma versão em áudio book  por Denis Lawson (o ator que fez o piloto Wedge Antilles).
O livro já havia sido publicado anteriormente no Brasil em 1993, e foi relançado novamente pela Editora Aleph em 2014, responsável por um trabalho incrível de divulgação junto aos fãs, que contou inclusive com a participação do autor Timothy Zahn na primeira edição da Comic Con Experience.