Você conseguiria imaginar uma criatura para bater de frente com um Dragão? Criatura gigante, com corpo de serpente, asas de morcego e que cospe fogo, tudo dentro do kit básico de dragão medieval. Se você lê muito ou joga RPG é provável que irá pensar numa gama de criaturas que poderiam confrontá-lo. Mas que tal uma lontra? 
 
O Ichneumon é conhecido nas lendas como um inimigo mortal para o Dragão . Quando se vê um Dragão, o Ichneuman cobre-se com lama, seca-se ao sol, repete o processo até ficar com uma couraça bem resistente (assim resiste ao fogo e as mordidas) e parte pra cima do seu oponente, fechando as narinas da besta com sua cauda, ​​matando o Dragão de uma forma bem brutal. Alguns dizem que também é o inimigo do crocodilo e do asp (uma espécie de víbora).

A palavra grega traduzida como “Ichneumon” era o nome usado para o “Rato do Faraó” ou Mangusto, que ataca cobras; também pode significar “lontra”.

 
 
Fontes (ordem cronológica)

Plínio, o Velho [primeiro século dC] (História Natural, Volume 8, 35-36, 37): O ichneuman é conhecido por sua vontade de lutar até a morte com a cobra. Para fazer isso, ele cobre-se primeiro com várias camadas de lama, e ao secar cada camada no sol forma-se uma espécie de armadura. 

 
Quando está pronto, ele ataca, afastando-se dos golpes recebidos até que vise uma oportunidade, em seguida, com a cabeça posicionada de lado, ele vai para a garganta de seu inimigo. O ichneuman também ataca o crocodilo de um modo semelhante.

Isidoro de Sevilha [século 7 dC] (Etimologias, Livro 12, 02:37): O que é produzido a partir do cheiro desta besta pode ser tanto saudável quanto venenoso nos alimentos.

 
Leonardo da Vinci [século 16 ] (Os Cadernos de Leonardo da Vinci editado por Jean Paul Richter): “Este animal é o inimigo mortal do asp É um nativo do Egito, e quando vê uma. asp perto de seu lugar, executa-o de uma só vez na margem ou lama do Nilo e com isso torna-se enlameada por toda parte, em seguida, seca-se ao sol, esfregando-se novamente com lama, e, portanto, secando uma após a outra, ela se faz três ou quatro revestimentos como uma cota de malha. Em seguida, ele ataca o asp, e luta bem com ele, de modo que, tomando seu tempo que pega na garganta e o destrói. ”
 
No século 18 o inglês e poeta Christopher Intelligent ” Jubilate Agno “, o poeta elogia o seu gato, Jeoffry”,porque ele matou o Ichneumon-rat muito pernicioso por terra. ”
 
 
Uma versão mais fantástica (ainda) do Ichneumon  
 

Muito bizarra a forma com que ele mata suas vítimas
 
No final das contas sabemos que é só a lenda de um Furão gigante